Encontro de Culminância do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania reúne cerca de 200 participantes em Valinhos

Conteúdo da Notícia

Da Assessoria de Comunicação da Amatra XV

Cerca de 200 participantes, entre magistrados da Justiça do Trabalho da 15ª Região, professores e alunos das escolas públicas de Valinhos, prestigiaram o Encontro para Culminância do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC), realizado nesta terça-feira, 8 de novembro, na Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Cecília Meireles, em Valinhos (SP).

Participaram da mesa de abertura o diretor da Escola Judicial do TRT-15 (Ejud), desembargador Francisco Alberto da Motta Peixoto Giordani, o vice-corregedor da 15ª Região no biênio 2012-2014, desembargador José Pitas, que representou o Tribunal, a juíza Alzeni Aparecida de Oliveira Furlan, representando o presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 15ª Região (Amatra XV), juiz Luís Rodrigo Fernandes Braga, a juíza Karine Vaz de Melo Mattos Abreu, integrante da Comissão do TJC da Amatra XV, e a diretora do Departamento da Educação de Jovens e Adultos, Ednalva Batista Vila Nova, além do chefe de gabinete do prefeito de Valinhos, Odeismar de Britto, que representou o prefeito, Clayton Machado.

Após a cerimônia de abertura, o desembargador Pitas destacou a importância do evento para os alunos expressarem artisticamente os conteúdos aprendidos por meio do TJC. Em seguida, a juíza Alzeni compartilhou com os participantes do evento as suas reflexões sobre o alcance e a consolidação do TJC. Por sua vez, Odeismar de Britto destacou a importância de alunos e professores receberem noções de Direito do Trabalho e de cidadania. Por fim, o desembargador Giordani salientou que o Encontro de Culminância sela o compromisso da Magistratura Trabalhista da 15ª Região com o TJC e com os alunos para a educação de cidadãos conscientes dos Direitos Fundamentais.

Após os pronunciamentos, as escolas iniciaram as suas apresentações: da Emeb Horácio de Salles Cunha, o vídeo "Como é que é?"; da Emeb Cecília Meireles, as apresentações dos alunos dos 1° e 2° Termos, "Reflexões através de frases sobre o trabalho infantil", dos alunos dos 3° e 4° Termos, o jogral "Além da imaginação" e as reflexões da aluna Edileuza Lopes, dos alunos do 5° Termo, o Poema "Direitos e deveres dos trabalhadores" e os vídeos "Perguntas e respostas sobre trabalho", "O trabalho" e "Depoimento sobre trabalho infantil"; da Emeb Governador Orestes Quércia, um vídeo produzido pelos alunos sintetizando as noções de Direito do Trabalho aprendidas por meio do TJC; e, por fim, a estudante Pietra recitou as músicas "Romaria", de Renato Teixeira, e "Admirável Gado Novo", de Zé Ramalho.

Para a juíza Karine, foi gratificante perceber o envolvimento e o entusiasmo dos professores e alunos com o programa. "Foi possível perceber que as palestras e conversas nas escolas ao longo do ano de fato estreitaram os laços entre o Judiciário Trabalhista e a sociedade, e seguem rendendo frutos."

Unidade Responsável:
Comunicação Social