Estudantes de Direito da Facamp e Anhanguera de Campinas visitam a sede do TRT da 15ª

Conteúdo da Notícia

Por Paula Carriel

Estudantes do curso de Direito das faculdades Facamp e Anhanguera visitaram a sede do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, em Campinas, na tarde da última quarta-feira (09/03). Os alunos da Facamp estavam acompanhados da professora e juíza titular da Vara do Trabalho de Sumaré, Laura Bittencourt Ferreira Rodrigues. Os alunos da Faculdade Anhanguera vieram com a diretora do curso de direito, Mary Lucia Ferraz Abrantes. As atividades, coordenadas pela Escola Judicial do TRT, tiveram o intuito de apresentar aos futuros bacharéis a estrutura e o funcionamento da 2ª instância da Justiça do Trabalho.

 

Ao chegarem na Corte, os estudantes foram encaminhados ao Plenário Ministro Coqueijo Costa, no 3° andar, onde receberam as boas-vindas do juiz auxiliar da Presidência, Firmino Alves Lima, que falou sobre o funcionamento do Regional, das Varas do Trabalho e do Centro de Memória, Arquivo e Cultura (CMAC) da Corte. Em seguida, o gestor regional de 2ª instância na 15ª do Programa Trabalho Seguro, desembargador Edmundo Fraga Lopes, conversou com os estudantes sobre o programa, que é uma iniciativa do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT).

 

O diretor da Escola Judicial, Francisco Alberto da Motta Peixoto Giordani, agradeceu a iniciativa das professoras de trazer os alunos para conhecer a Corte. Logo depois, o grupo assistiu ao vídeo institucional da 15ª e, na sequência, acompanhou a sessão de julgamentos da Seção de Dissídios Coletivos, na ocasião, presidida regimentalmente pela desembargadora Gisela Rodrigues Magalhães de Araujo e Moraes, vice-presidente judicial do Tribunal.

Para a juíza Laura, as atividades voltadas aos alunos vão acrescentar muito na formação acadêmica dos estudantes. "Acho que a visita foi uma experiência superpositiva; eles estão superentusiasmados e alguns já vieram comentar comigo que aprenderam muito hoje. Foi enriquecedor", afirmou.

Já a aluna da Facamp Giovanna Fernandes Name, de 19 anos, destacou que a visita ajudou a entender como funciona na prática a profissão. Achei bacana porque nós pudemos assistir vários dissídios e várias decisões. Então dá para ter uma ideia das discordâncias e ver como funciona de verdade", contou.

A diretora do curso de direito da Faculdade Anhanguera, comentou sobre as experiências das quatro vindas anteriores ao Regional. "Muitos deles me relataram em outras visitas que a oportunidade que tiveram de conhecer um pouco mais a Justiça do Trabalho aqui, despertou a vontade de advogar na área, em razão do acolhimento que tiveram aqui no Tribunal", complementou Mary Lucia.

Encerrando os trabalhos, o grupo foi conhecer o Centro de Memória, Arquivo e Cultura (CMAC) do TRT, na Sede Administrativa da Corte, onde foram recebidos pela secretária judiciária, Regina Célia Ramires Chiminazzo, e pelos servidores Marcos de Almeida Pierossi, Sandra Amador Costa Souza e Cristina Paula Pera, que explicaram a importância de preservar arquivos que revelam o passado do Regional.

Unidade Responsável:
Comunicação Social