Estudantes do Ribeirão Preto e de Taquarituba visitam sede do TRT-15 em Campinas

Conteúdo da Notícia

Por Willians Fausto

Um grupo de aproximadamente 70 alunos da Universidade Estácio de Sá de Ribeirão Preto e da Escola Técnica Estadual de Taquarituba visitou, na quarta-feira (27/4), as dependências do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região. Os estudantes foram recepcionados pelo diretor da Escola Judicial, desembargador Francisco Alberto da Motta Peixoto Giordani, e pelo desembargador Eduardo Benedito de Oliveira Zanella.

 

Foi a primeira vez que alunos de escola técnica visitaram as dependências do TRT-15. Eram 24 estudantes do primeiro e do terceiro semestre do curso Técnico em Serviços Jurídicos. Eles estavam acompanhados das professoras Josiane Furtado Silva e Tainara Soares Bergamo. Uma delas, a professora Tainara, há cinco anos, havia visitado o Tribunal como estudante do curso de Direito. "A visita ao Tribunal foi uma experiência marcante na minha trajetória pessoal e profissional. Não tenho dúvida de que acontecerá o mesmo com os meus alunos", afirmou.

 

Além dos alunos do curso técnico, o TRT-15 também recebeu a visita dos estudantes da Universidade Estácio de Sá, que viajaram mais de 250 quilômetros, de Ribeirão Preto para Campinas. Eles estão no 4º e 5º semestre do curso de Direito.

Os alunos ouviram as explanações feitas pelos desembargadores Francisco Alberto da Motta Peixoto Giordani e Eduardo Benedito de Oliveira Zanella sobre, entre outros assuntos, as funções sociais da Justiça do Trabalho, estrutura e funcionamento do TRT-15.

Os dois grupos de estudantes acompanharam julgamentos da 3ª Seção Especializada em Dissídios Individuais, presidida pelo vice-presidente administrativo do TRT-15, desembargador Henrique Damiano. Durante os julgamentos, o didatismo foi a marca característica das falas dos desembargadores, juízes e advogados. No final da tarde, os estudantes também visitaram o Centro de Memória, Arquivo e Cultura do TRT-15.

Visitas ao TRT-15

Pelo menos uma vez por mês, estudantes, na maior parte de cursos de Direito, visitam as dependências do TRT da 15ª Região. A tarefa de recepcionar e de orientar os estudantes é coordenada pela Escola Judicial que, além de ser responsável pela promoção da formação de magistrados, servidores e estagiários, busca divulgar estudos à sociedade visando à ampliação do acesso à Justiça do Trabalho.

Unidade Responsável:
Comunicação Social