Mostra de Boas Práticas da 15ª homenageia a servidora Sandra Forti e premia experiências bem-sucedidas da Vara do Trabalho de Botucatu e da 4ª VT de Campinas

Conteúdo da Notícia

Por Patrícia Campos de Sousa

Um dos pontos altos da 5ª Mostra de Boas Práticas, promovida na última sexta-feira (2/12) pela Corregedoria da Justiça do Trabalho da 15ª Região, para divulgar e premiar ações voltadas ao aperfeiçoamento da prestação jurisdicional nas unidades de 1ª instância, foi a homenagem à servidora Sandra Regina Trevizan Forti, diretora de secretaria da Vara do Trabalho (VT) de Indaiatuba de abril de 2015 a novembro deste ano. Com 23 anos dedicados à Justiça do Trabalho, Sandra integrou também a equipe de servidores da VT de Capivari e foi diretora de secretaria da VT de Tietê.

A homenageada foi apresentada pelo secretário da Corregedoria Regional, Vlademir Nei Suato, que esclareceu que a indicação do nome da servidora "não se deu em detrimento do reconhecimento do trabalho dos demais diretores. Sandra foi escolhida por representar com dignidade o cargo de diretor de secretaria de VT, de fundamental importância na efetivação da prestação jurisdicional".

Após a exibição de um vídeo sobre a trajetória de Sandra, produzido em parceria pela Corregedoria Regional e pela Coordenadoria de Comunicação Social do TRT-15, com depoimentos de familiares e colegas de trabalho da homenageada, a juíza Alzeni Aparecida de Oliveira Furlan, titular da VT de Indaiatuba, falou sobre sua admiração e respeito pela servidora, "uma pessoa muito especial, que cruzou minha vida e com quem tenho trabalhado desde os tempos de Capivari". A magistrada sublinhou sua gratidão pela atuação dedicada de Sandra à frente da secretaria da unidade que preside atualmente. "Objetiva, dedicada, leal e solidária, ela organizou a casa. Fez todos se envolverem no trabalho com empenho, e este mês a VT já entrou no verde", comemorou Alzeni, referindo-se ao sistema que, por meio das cores verde, amarela e vermelha, sintetiza a situação em que se encontra cada unidade de 1º grau da 15ª, do ponto de vista de produtividade.

Acompanhada do marido e do filho, Sandra recebeu um presente do Sindicato dos Servidores Públicos Federais da Justiça do Trabalho da 15ª Região (Sindiquinze) e uma placa honorífica da Corregedoria, entregues, respectivamente, pelo presidente da entidade, José Aristéia Pereira, e pela juíza Alzeni.

Práticas premiadas

Coube também ao secretário da Corregedoria anunciar as duas práticas vencedoras da Mostra, escolhidas, dentre as 19 selecionadas pelo órgão, com base nos critérios de inovação, participação, otimização de recursos, replicação e resultados obtidos.

A prática "Manual prático para elaboração de plano de ação", apresentada pelo diretor de secretaria da 4ª VT de Campinas, João Paulo Machado, foi a mais votada na internet pelos servidores de 1ª instância do TRT-15, com 301 votos válidos. Acompanhado da juíza titular da unidade, Luciana Nasr, o servidor recebeu a placa de premiação das mãos do desembargador Samuel Hugo Lima, corregedor eleito da 15ª para o biênio 2016-2018, e um notebook do Sindiquinze, entregue pelo secretário-geral do sindicato, Nilton dos Santos de Lima.

A prática escolhida pela própria Corregedoria foi "Gestor virtual", apresentada pelo diretor de secretaria da VT de Botucatu, Alexandre José Alves. A ferramenta eletrônica disponibiliza mural de recados, banco de horas interno, direcionamentos de tarefas específicas do PJe, controle de diligências dos oficiais de justiça, controle de processos reunidos (SAP e PJe), orientações dos juízes (procedimentos padronizados), dados de peritos, geração de livro de ponto e telefones úteis, entre outros dados. Além da placa honorífica, entregue pelo corregedor regional, desembargador Gerson Lacerda Pistori, o servidor também recebeu um notebook do Sindiquinze, das mãos do presidente José Aristéia.

Reconhecimento

Este ano, além das melhores práticas, a Mostra reconheceu o trabalho diferenciado de algumas unidades da 15ª, que se destacaram por sua atuação em campos específicos.

A Coordenadoria de Gestão Compartilhada de Processos Judiciais e Administração Interna de Ribeirão Preto, na pessoa da diretora de serviço Mileide Carla Coppedê Isaac, foi homenageada pelo trabalho desenvolvido, com uma placa entregue pelo desembargador Gerson e pelo presidente da Associação dos Oficiais de Justiça Avaliadores Federais da Justiça do Trabalho da 15º Região (Assojaf15), Charles Agostini.

Já a juíza auxiliar da Corregedoria Regional, Maria da Graça Bonança Barbosa, entregou placas de reconhecimento aos juízes titulares e diretores de secretaria de unidades que se destacaram pelo empenho na execução dos planos de ação implementados pelo órgão (Projeto Apoia 15). São elas a 7ª VT de Campinas (juíza Juliana Benatti e o diretor Wilson Roberto de Lima), a 4ª VT de Campinas (juíza Luciana Nasr e o diretor João Paulo Machado), a 2ª VT de Presidente Prudente (o diretor Alexander Silva da Costa, que recebeu a homenagem também em nome da juíza Kátia Liriam Pasquini Braiani) e a VT de Barretos (juiz Rodarte Ribeiro e a diretora Beatriz Villela Araújo de Carvalho).

A VT de Cravinhos foi reconhecida como a unidade mais alinhada às orientações da Corregedoria, dentre aquelas que, em setembro passado, ocuparam as primeiras posições de cada grupo no Mapeamento Global de Desempenho (MGD), desenvolvido pela Corregedoria para medir e comparar a produtividade de unidades de 1ª instância com funções idênticas e complexidade semelhante. Coube ao desembargador José Otávio de Souza Ferreira, ouvidor do Judiciário Trabalhista da 15ª Região, entregar as placas honoríficas à juíza titular da unidade, Arilda Cristiane Silva de Paula Calixto, e à diretora de secretaria da VT, Marina Satie Yokoo de Azevedo.

A VT com maior evolução percentual no índice geral apurado no MGD nos últimos 12 meses foi a de Indaiatuba. Em nome da unidade, a juíza Alzeni e o atual diretor de secretaria da vara, João Walter Ribeiro Correa Junior, receberam a homenagem da Corregedoria, das mãos da desembargadora Maria Inês Corrêa de Cerqueira César Targa.

Foi homenageada ainda a Coordenadoria Integrada de Atividades Administrativas, Judiciais e Central de Mandados de Jundiaí, pelo trabalho realizado na padronização dos procedimentos e atividades dos oficiais de justiça e na integração com os servidores do Fórum. O juiz substituto César Reinaldo Offa Basile e o oficial de Justiça Rodrigo Fontenelle Bezerril Coutinho receberam as placas de reconhecimento, entregues pelo desembargador Eduardo Benedito de Oliveira Zanella, corregedor regional no biênio 2012-2014, e pelo servidor Charles Agostini.

Por fim, a Corregedoria Regional expressou seu reconhecimento à 3ª VT de Piracicaba, que se destacou pela cessão de servidores, nos últimos 12 meses, para atuar na equipe de apoio a outras unidades (Projeto Trabalho Solidário). Em nome da VT, a juíza titular, Isabela Tófano de Campos Leite Pereira, e a servidora Maria Sônia Faria receberam as homenagens da Corregedoria, das mãos da desembargadora Susana Graciela Santiso, vice-corregedora eleita para o biênio 2016-2018.

Confira aqui o album de fotos da Mostra.

Unidade Responsável:
Comunicação Social