Nova sede da Justiça do Trabalho de Piedade será inaugurada nesta sexta-feira
Por Marcela Rezende e Paula Carriel
Instalações priorizam a acessibilidade
O Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região inaugura nesta sexta-feira, 22 de janeiro, a nova sede da Vara do Trabalho (VT) de Piedade. A cerimônia de inauguração, marcada para as 11h, contará com a presença do presidente do Tribunal, desembargador Lorival Ferreira dos Santos, do juiz titular da VT, Ronaldo Oliveira Siandela, da prefeita do município, Maria Vicentina Godinho Pereira da Silva e do presidente da subseção local da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Piedade, Fabio Alexandre Tardelli, além de outras autoridades da região e servidores da unidade.
A nova sede irá ocupar o segundo e o terceiro pavimentos – cerca de 635,24 metros quadrados de área construída –, de um prédio comercial novo, de quatro andares servidos por elevador. Localizado na rua José Batista nº 152, no centro da cidade, a nova sede fica próxima da rodoviária e de pontos de acesso ao transporte público. As instalações atendem as necessidades atuais de funcionamento da VT de Piedade, inclusive com relação às pessoas com deficiência, que têm à disposição três sanitários adaptados.
O imóvel possui ainda uma segunda sala de audiências com gabinete, além de uma sala para assistente. "As dependências que estão sendo desocupadas dispõem de área total construída de 475,90 metros quadrados. Além de um espaço com cerca de 160 metros quadrados a mais, o que contempla uma segunda sala de audiências, a nova VT tem como principais características a acessibilidade e o conforto geral para jurisdicionados, magistrados e servidores", destaca o presidente do TRT da 15ª Região, desembargador Lorival Ferreira dos Santos. VT em Números
A VT de Piedade foi instalada em 27 de novembro de 1992. Residem no município cerca de 54 mil habitantes, de acordo com estimativa de 2015 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A unidade também é responsável pelo atendimento da população de Salto de Pirapora, Pilar do Sul e Tapiraí. Ao todo são cerca de 134 mil jurisdicionados. Dados da Coordenadoria de Estatística e Pesquisa do TRT revelam que de janeiro a novembro de 2015, a VT recebeu 1.063 ações trabalhistas e solucionou 926, registrando ao final do período, um montante acumulado de 492 ações pendentes de solução na fase de conhecimento, considerando o saldo preexistente. Em 2014, foram ajuizados 881 novos processos e solucionados 885, finalizando o ano com o saldo de 345 pendentes de solução.
- 17 visualizações