Presidente do TRT-15 é homenageado na primeira sessão do Conselho da Seccional São Paulo da OAB fora da capital

Conteúdo da Notícia

Por Ademar Lopes Junior, com informações da OAB-SP

O presidente do TRT-15, desembargador Lorival Ferreira dos Santos, e o arcebispo de Campinas, dom Airton José dos Santos, participaram na segunda-feira, 18/7, na Casa da Cidadania e Advocacia de Campinas, da 1ª sessão do Conselho da OAB SP fora da capital. Acompanharam também o presidente do Tribunal os juízes Luís Rodrigo Fernandes Braga, presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 15ª Região (Amatra XV), e o juiz auxiliar da Presidência, Levi Rosa Tomé.

O presidente Lorival recebeu entusiasmados aplausos ao defender a presença de advogados em procedimentos de conciliação. "Estamos passando por um momento de crise, com desemprego em mais de 11%, e é importante incentivar os meios alternativos de solução de conflitos, mas sem prejuízo para o jurisdicionado, o que implica a presença do advogado", ponderou o magistrado.

No mesmo dia, pela manhã, ainda em reunião com os participantes do evento da OAB-SP, o presidente Lorival recebeu da entidade duas homenagens assinadas pelo presidente da entidade, Marcos da Costa, uma em nome do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, pelo "relacionamento institucional primoroso mantido com esta entidade, além do absoluto respeito às prerrogativas profissionais dos advogados, demonstrando-se um tribunal de vanguarda" e em seu próprio, pela "trajetória profissional e excelente gestão apresentada na Presidência do TRT da 15ª Região, que refletem no respeito à advocacia, à causa da Justiça e à cidadania".

Na abertura dos trabalhos da primeira sessão ordinária do Conselho Secional da OAB SP realizada fora da capital paulista, Marcos da Costa, presidente da entidade, adjetivou de histórico o encontro inédito. "Desde janeiro de 1932, há 84 anos, quando a nossa entidade foi criada, nunca o órgão máximo de decisão da advocacia paulista havia se reunido em outro lugar que não a cidade de São Paulo", pontuou o dirigente da Secional paulista da Ordem.

No auditório da Subseção de Campinas, os trabalhos começaram com uma homenagem aos ex-presidentes da OAB Campinas, uma das mais antigas Subseções do país. "Trazer a 2396ª sessão do Conselho para Campinas demonstra o prestígio que a diretoria da OAB SP dá à advocacia do interior", acrescentou Daniel Blikstein, presidente da Subseção anfitriã.

A abertura da sessão foi composta pelos demais membros da diretoria da OAB SP, Fábio Romeu Canton Filho, vice-presidente; Caio Augusto dos Santos, secretário-geral; Gisele Fleury de Lemos, secretária adjunta; Ricardo Toledo Santos Filho, tesoureiro. O diretor da CAASP, Rodrigo Ferreira Lyra, também integrou a comitiva. Entre os convidados, estiveram a deputada estadual, Célia Leão; o secretário de Assuntos Jurídicos da prefeitura de Campinas, Mário Orlando Galves de Carvalho; e o vereador Rafa Zimbladi, presidente da Câmara Municipal de Campinas.

No período da tarde, as atividades continuaram e contaram com a presença do arcebispo de Campinas, dom Airton José dos Santos, que partilhou o propósito de unir as forças da OAB SP e da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em torno de um projeto de conscientização política da população. "O trabalho deve ser de resgate de valores, sem preferência partidária ou ideológica", afirmou o conselheiro secional e diretor da CAASP, Adib Kassouf Sad, que vem coordenando o diálogo com a CNBB.

Já no período da noite, o desembargador Lorival voltou à sede da Casa da Advocacia e Cidadania para prestigiar a posse da a Comissão de Relacionamento Institucional da OAB SP perante o TRT-15ª.

Unidade Responsável:
Comunicação Social