Presidente do TRT15 recebe honraria do 7º Grupamento de Bombeiros de Campinas

Conteúdo da Notícia

Por Paula Carriel, com informações da assessoria de imprensa do 7º GB

O presidente do TRT15, desembargador Lorival Ferreira dos Santos, participou na última sexta-feira (10/06), de solenidade alusiva ao 116º Aniversário da fundação do Sétimo Grupamento de Bombeiros em Campinas. A cerimônia condecorou com medalhas do Centenário autoridades federais, estaduais, municipais e outras personalidades.

A homenagem é considerada a mais alta honraria desta Unidade do 7º GB, e remonta aos idos de 1896, quando meios improvisados eram utilizados para debelar os sinistros, baseado no voluntariado, compreendendo populares, funcionários municipais e escravos, estes a mando de seus senhores. Os voluntários se reuniam em local previamente determinado, onde se muniam dos recursos da época, tais como barris de água montados em carretas, mangueiras de couro, baldes, latas, pequenas escadas e até mesmo uma bomba manual usada para impulsionar a água. O alarme que caracterizava o sinistro era feito através do badalar incessante dos sinos de uma Igreja Matriz e, desta feita, os voluntários se reuniam no depósito de materiais de combate de incêndio de onde partiam para a ação.

Em 1898 a lei de criação da Gurda Municipal de Campinas atribuía a esses profissionais, dentre outras missões, a responsabilidade de extinguir incêndios. Por essa época, foram os primeiros pontos de hidrantes em locais estratégicos, fazendo da cidade de Campinas uma das pioneiras no Brasil. A medalha do Centenário do 7º Grupamento de Bombeiros, portanto, mantém estreita a relação com essa rica história de prestação de serviços à população campineira e paulista.

Unidade Responsável:
Comunicação Social