Presidente Lorival inaugura as novas instalações da Vara do Trabalho de Birigui

Conteúdo da Notícia

Por Ana Claudia de Siqueira

Os cerca de 180 mil habitantes dos municípios de Birigui, Bilac, Brejo Alegre, Buritama, Clementina, Coroados, Gabriel Monteiro, Lourdes, Piacatu, Santopólis do Aguapeí e Turiúba já podem usufrir das novas instalações da Justiça do Trabalho. O prédio imponente, localizado na Rua Yousseff Ismail Mansour, nº 288, em Birigui, com suas salas climatizadas, plataforma elevatória, piso tátil e sanitários adaptados para pessoas com deficiência, foi inaugurado na manhã desta sexta-feira, 30/9, pelo presidente do TRT da 15ª Região, desembargador Lorival Ferreira dos Santos. A iniciativa faz parte do programa de reformas e novas locações de imóveis, que tem como objetivo melhorar as condições de trabalho e atendimento, proporcionando um ambiente mais adequado, com foco na acessibilidade e no conforto em geral.

No período em que o Tribunal está completando 30 anos, o presidente Lorival lembrou também de seus 30 anos de Magistratura e de uma peculiaridade: foi o juiz instalador da Vara do Trabalho de Birigui em 17 de novembro de 1992. "Estou aqui hoje na condição de presidente do TRT, inaugurando estas belíssimas instalações, mais adequadas à prestação jurisdicional". Lorival comentou sobre a crise econômica e seus reflexos no Judiciário Trabalhista, com o aumento do desemprego e, consequentemente, do número de processos, em um período de cortes orçamentários. "Magistrados e servidores estão trabalhando no limite", evidenciou, reforçando que um ambiente de trabalho de qualidade reflete na autoestima das equipes e na melhoria do atendimento ao cidadão.

De acordo com Lorival, o Judiciário Trabalhista está buscando alternativas para enfrentar o alto volume de processos. No caso do TRT-15, foram criados nove Centros Integrados de Conciliação, oito no primeiro grau e um no segundo, que visam fomentar a prática da conciliação de forma qualificada, com a atuação de servidores treinados pela Escola Judicial e supervisão de magistrados. Citou também os oito núcleos de execução, as ferramentas eletrônicas criadas para dar maior efetividade a essa fase do processo trabalhista e anunciou os resultados obtidos pela 15ª no mutirão nacional realizado na semana passada. "O TRT-15 ficou em primeiro lugar na Semana Nacional de Execução Trabalhista entre os 24 Regionais Trabalhistas. Foram mais de R$ 118 milhões, sem contar a quantia de R$ 1 milhão obtida em precatórios, que ainda não foi computada". Lorival agradeceu aos juízes e servidores o comprometimento e parabenizou a equipe local pelas novas instalações.

O prefeito de Birigui, Pedro Felício Estrada Bernabé, agradeceu ao desembargador Lorival o empenho, a vontade e a dedicação para que esse momento fosse possível e a todos que colaboraram com o projeto. "Esta semana está sendo de glória para o Poder Executivo e para o município de Birigui, em que inauguramos diversas obras voltadas para o bem comum, como o Pronto Socorro Municipal e o Centro do Idoso. Hoje estamos aqui, prestigiando a inauguração das novas instalações da Justiça do Trabalho", salientou.

A juíza do trabalho substituta, fixada em Birigui, Suzeline Longhi Nunes de Oliveira, representando a titular da VT, Teresa Cristina Pedrasi, agradeceu ao presidente do TRT pela atitude e firmeza que levou à mudança de prédio, mesmo diante de toda a restrição orçamentária enfrentada pela Justiça do Trabalho. Suzeline nominou e agradeceu a todos os colaboradores que possibilitaram a melhoria das condições físicas de atendimento: a juíza Jaide Souza Rizzo, o proprietário do imóvel, Amir Mansour, os advogados Francisco Numada, José Luiz Borella, Stella Chiderolli, o perito Manoel Moure de Held, a Caixa Econômica Federal, o diretor da VT, Nivaldo Cavaresi, Adenir e toda a equipe. "Com paciência e persistência, buscamos o melhor. Esperamos que além do novo espaço físico, nossa força mental e aptidão para bem servir também sejam renovadas".

Representando a subseção de Birigui da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Jordemo Zaneli Júnior destacou o empenho de todos os atores envolvidos no projeto de mudança da unidade judiciária e parabenizou o TRT, na pessoa do presidente Lorival, pela iniciativa, propiciando a todos e, em especial, aos advogados que ali atuam, instalações mais adequadas.

Prestigiaram a cerimônia, o desembargador do TRT-15, João Alberto Alves Machado, os juízes Sidney Xavier Rovida (substituto em Birigui), Alcione Maria dos Santos Costa Gonçalves ( titular da 2ª VT de Araçatuba, representando o Diretor daquele Fórum rabalhista, Juiz Maurício Takao Fuzita), Adhemar Prisco da Cunha Neto ( titular da 1ª VT de Araçatuba), Jaide Souza Rizzo ( titular da VT de Itapetininga), Elen Zoraide Módolo (titular da VT de Dracena), Rosana Nubiato Leão (substituta fixada no Fórum Trabalhista de Araçatuba), Clóvis Victório Júnior (substituto em Araçatuba) e o assessor de segurança do TRT 15, Carlos de Carvalho Júnior. Também compareceram o juiz federal em Araçatuba, Gustavo Gaio Murad; a juíza do trabalho de Três Lagoas (MS) Priscila Gil de Souza Murad; o secretário municipal de Negócios Jurídicos, Glauco Peruzzo Gonçalves; o secretário de gabinete da prefeitura de Birigui, Tadeu Luciano Seco Saravalli; o Capitão Celso Toma,comandante da companhia da polícia militar de Birigui e Amir Eduardo Mansour, proprietário do imóvel que abriga a nova sede da VT.

Unidade Responsável:
Comunicação Social