Promovido a titular, juiz Manoel Luiz Costa Penido assume a VT de Teodoro Sampaio

Conteúdo da Notícia

Por Ademar Lopes Junior

Tomou posse nesta segunda-feira, 19/12, em virtude de promoção, o juiz do trabalho Manoel Luiz Costa Penido, que assume a titularidade da Vara do Trabalho de Teodoro Sampaio. A solenidade, conduzida pelo presidente do Regional, desembargador Fernando da Silva Borges, reuniu no Gabinete da Presidência outros membros da Administração, como a vice-presidente administrativo, desembargadora Helena Rosa Mônaco da Silva Lins Coelho, o vice-presidente judicial, desembargador Edmundo Fraga Lopes, e o corregedor regional, desembargador Samuel Hugo Lima. Prestigiaram ainda o novo magistrado os desembargadores Maria Madalena de Oliveira, Francisco Alberto da Motta Peixoto Giordani e Fábio Allegretti Cooper, o presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 15ª Região (Amatra XV), juiz Luís Rodrigo Fernandes Braga, os juízes auxiliares Levi Rosa Tomé (Presidência); Mauro César Luna Rossi (Vice-Presidência Administrativa) e Renato Henry Sant'Anna (Vice-Presidência Judicial) e o secretário-geral Judiciário, Paulo Eduardo de Almeida, dentre outros servidores.

O novo magistrado afirmou em seu discurso que a promoção representa para ele mais um novo desafio, ressaltou que "a vida fica melhor com desafios" e concluiu que está imbuído da esperança de realizar melhor o que já realizou até agora.

O presidente da Amatra XV, amigo pessoal do juiz empossado há mais de 22 anos, aproveitou para lembrar do tempo em que estudaram juntos para o concurso da magistratura, e que sempre acompanhou, mesmo de longe, a carreira do amigo. Braga concluiu que a posse do colega é o "coroamento de uma vida de muito esforço, dedicação e valor".

O presidente Fernando Borges também prestou homenagem ao novo empossado, desejou muito sucesso e lembrou que nos últimos anos a ascensão na carreira de juiz titular tem sido mais lenta. O presidente lembrou que, no seu caso, foram menos de dois anos para alcançar a titularidade, e já nos dias atuais esse tempo tem sido maior, cerca de 14 anos. Mesmo assim, segundo o presidente, a promoção de um juiz é um momento muito importante na carreira, quando o titular de uma unidade jurisdicional pode, com mais liberdade, imprimir seu modo especial de gestão.

O juiz Manoel Penido ingressou na magistratura no TRT-5 (BA) em 9 de agosto de 2002, onde permaneceu por um curto período, até o dia 28 outubro do mesmo ano, quando foi transferido por permuta para a 15ª Região. Neste tribunal, atuou como substituto em diversas unidades, tornando-se fixo na VT de Caraguatatuba entre os anos de 2014 e 2016.

Unidade Responsável:
Comunicação Social