Tribunal de vanguarda, 15ª recebe uma série de homenagens pelos 30 anos de atuação como agente pacificador de conflitos

Conteúdo da Notícia

Agenda inclui solenidades em Câmaras Municipais, na Assembleia Legislativa de São Paulo e no Congresso Nacional

Por Ana Claudia de Siqueira

Criado em 1986, o TRT da 15ª Região completa no dia 5 de dezembro, 30 anos de atuação como agente pacificador de conflitos e distribuidor de justiça social, sendo atualmente, o segundo maior tribunal trabalhista do país em estrutura e movimentação processual. A programação comemorativa, iniciada com o lançamento de logomarca específica, se intensifica a partir deste mês com homenagens prestadas pelo Poder Legislativo, nas três esferas: nacional, estadual e nas Câmaras Municipais das sedes das circunscrições do Tribunal.

No TRT, a sessão solene comemorativa está marcada para o dia 10 de novembro, com participação do desembargador Pedro Benjamin Vieira, juiz instalador do Tribunal em meados da década de 1980. Trinta anos depois, a jurisdição do TRT abarca 599 municípios paulistas, perfazendo 95% do território do estado, onde reside uma população superior a 21 milhões de pessoas, uma das maiores entre as 24 regiões em que está dividida a Justiça do Trabalho do País. Na 1ª instância são 153 varas do trabalho e 10 postos avançados, além de duas varas itinerantes. A 2ª instância é composta por 55 desembargadores. São seis Turmas (divididas em 11 Câmaras), Seção Especializada em Dissídios Coletivos, três Seções Especializadas em Dissídios Individuais e o Órgão Especial.

Tribunal de vanguarda, a 15ª se destaca pela eficiência, inovação e pela qualidade de suas decisões. Foi o primeiro Regional Trabalhista de grande porte a implantar o Processo Judicial Eletrônico (PJe) em todas as suas unidades judiciárias de 1º e 2º Graus. O sistema PJe se consolida no TRT-15, com a execução eletrônica, por meio da migração dos autos físicos para a plataforma digital. O Tribunal também caminha a passos largos nas etapas de implantação do Processo Eletrônico Administrativo (Proad).

A 15ª se destaca ainda pelo engajamento de magistrados e servidores, em especial, no movimento pela conciliação. A partir da adoção da Política Judiciária Nacional de Tratamento Adequado dos Conflitos de Interesse no Âmbito do Poder Judiciário, o Tribunal criou oito Centros Integrados de Conciliação (CICs) de 1º Grau e um no 2º Grau. A iniciativa foi agraciada com o prêmio Conciliar é Legal de 2016, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), para o CIC de 2º Grau e menção honrosa para o uso de aplicativo de celular como ferramenta de mediação, adotado pelo CIC de 1ª Grau da Circunscrição de Campinas.

Confira o calendário festivo:

Dia 13 de outubro, quinta-feira, às 19 horas: Câmara Municipal de Campinas

Endereço: Av. da Saudade nº 1004 - Ponte Preta.

Dia 14 de outubro, sexta-feira, às 19:30 horas: Câmara Municipal de São José dos Campos

Endereço: Rua Desembargador Francisco Murilo Pinto, 33 - Vila Sta. Luzia.

Dia 25 de outubro, terça-feira, 9 horas: Congresso Nacional

Endereço: Praça dos Três Poderes - Brasília, DF.

Dia 4 de novembro, sexta-feira, 19 horas: Assembleia Legislativa de São Paulo

Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, 201.

Dia 10 de novembro, quinta-feira, a partir das 14 horas com palestras e posterior sessão solene no Plenário Ministro Coqueijo Costa, na sede Judicial do TRT, na Rua Barão de Jaguara, 901, 3º Andar.

Unidade Responsável:
Comunicação Social