TRT inaugura novo prédio da Vara do Trabalho de Birigui nesta sexta-feira (30/9)

Conteúdo da Notícia

Por Ana Claudia de Siqueira
 

O Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região inaugura nesta sexta-feira (30/9) a nova sede da Vara do Trabalho (VT) de Birigui, que fica na Rua Yousseff Ismail Mansour, nº 288. A cerimônia terá início às 11 horas e contará com a presença do presidente do Tribunal, desembargador Lorival Ferreira dos Santos, da juíza titular da VT, Teresa Cristina Pedrasi, o presidente da subseção local da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Paulo Vaguinaldo da Cruz, entre outras autoridades locais.

As novas instalações da Justiça do Trabalho em Birigui irão ocupar um imóvel novo, alugado pelo Tribunal, que fica próximo ao centro e da unidade do Poupatempo. Com 724,64 metros quadrados de área construída, distribuídos em dois pavimentos, térreo e superior (mezanino), o prédio é maior do que a antiga sede (com apenas 500 metros quadrados), o que permitiu a criação de mais uma sala de audiência e um gabinete de juiz.  Além da melhor estrutura física e elétrica, oferecendo maior conforto aos jurisdicionados, magistrados, servidores e advogados, a nova sede da VT garante mais acessibilidade, com instalação de plataforma elevatória ligando os dois pavimentos e sanitários adaptados para pessoas com deficiência.

O TRT definiu como uma de suas prioridades, a melhoria das condições das unidades de 1º grau, com o objetivo de propiciar um ambiente mais adequado ao bom funcionamento da prestação jurisdicional.  "Apesar do momento difícil que estamos enfrentando devido aos cortes orçamentários impostos pela Lei Orçamentária Anual de 2016 à Justiça do Trabalho, buscamos, de forma organizada, aprimorar a qualidade do atendimento aos cidadãos paulistas e melhorar o os serviços prestados aos jurisdicionados, por meio do programa de reformas e novas locações de imóveis, atendendo prioritariamente as unidades em situações mais deficitárias, seja em relação ao conforto geral, seja promovendo maior acessibilidade à unidade judiciária", salienta o presidente do Tribunal, desembargador Lorival.

A VT de Birigui atende também os municípios de Bilac, Brejo Alegre, Buritama, Clementina, Coroados, Gabriel Monteiro, Lourdes, Piacatu, Santopólis do Aguapeí e Turiuba, que somam uma população de quase 180 mil habitantes, de acordo com estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para 2016. A VT foi instalada em 17 de novembro de 1992.

VT de Birigui em Números
Dados da Coordenadoria de Estatística e Pesquisa do TRT revelam que a VT de Birigui recebeu 1.963 processos em 2015 e solucionou 1.808, restando um saldo de 1.112 ações pendentes de solução em 31 de dezembro, na fase de conhecimento. De janeiro a agosto deste ano, foram recebidos 1.671 processos e solucionados 1.377. Há 1.401 ações na fase de conhecimento, pendentes de solução. Em virtude da mudança para o novo prédio, o expediente de trabalho e a contagem dos prazos processuais na VT estão suspensos a partir desta segunda-feira, dia 26 de setembro e serão retomados no dia 3 de outubro.

Breve histórico
Como as principais cidades da região, Birigui surgiu a partir da Estrada de Ferro Noroeste, construída no início do século XX. O povoado foi fundado em 7 de dezembro de 1911 pelo português  Nicolau da Silva Nunes, que se encantou com a exuberância e fertilidade das terras da região. Com o passar do tempo, a lavoura cedeu lugar ao ciclo do café.  Foi na década de 1950 que se iniciou a transição da economia essencialmente agrícola para a industrial, impulsionada pela indústria de calçados. Atualmente é conhecida como a capital nacional do calçado infantil.  (Fontes: http://www.birigui.sp.gov.br; http://museubirigui.com.br/)

Unidade Responsável:
Comunicação Social