TRT15 é representada na sessão de abertura do Ano Judiciário e de posse do Conselho Superior da Magistratura, no Tribunal de Justiça de São Paulo

Conteúdo da Notícia

Com informações da Assessoria de Imprensa do TJ

O Tribunal de Justiça de São Paulo realizou nesta segunda-feira (15/2) sessão solene de Abertura do Ano Judiciário e de posse do Conselho Superior da Magistratura, do biênio 2016/2017. O presidente Paulo Dimas de Bellis Mascaretti afirmou que assume a responsabilidade de liderar a maior Corte do planeta com "muita disposição para o bom combate", preparado para o esforço árduo e reafirmando sua intenção de trabalhar em prol de um Judiciário forte, independente e respeitado. A solenidade contou com a presença de representantes dos três Poderes, incluindo o presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça, ministro Enrique Ricardo Lewandowski.

Entre os presentes estavam os desembargadores da 15ª Lorival Ferreira dos Santos, presidente da Corte, Fernando da Silva Borges, Francisco Alberto da Motta Peixoto Giordani, diretor da Escola Judicial, Ana Paula Pellegrina Lockmann e Helcio Dantas Lobo Junior.

Além do presidente, o novo Conselho Superior da Magistratura é integrado pelos desembargadores Ademir de Carvalho Benedito (vice-presidente), Manoel de Queiroz Pereira Calças (corregedor-geral da Justiça), José Carlos Gonçalves Xavier de Aquino (decano), Ricardo Henry Marques Dip (presidente da Seção de Direito Público), Luiz Antonio de Godoy (presidente da Seção de Direito Privado) e Renato de Salles Abreu Filho (presidente da Seção de Direito Criminal).

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, também prestigiou a solenidade. Destacou as diversas parcerias entre Executivo e Judiciário, como audiências de custódia e teleaudiências, iniciativas que, segundo ele, devem ser ainda mais estreitadas. O governador parabenizou também o trabalho do TJSP em prol da conciliação, ressaltando que em 2015 os Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania conseguiram a efetivação de mais de 137 mil acordos. "Esta é a Casa que todos admiramos."

Ao encerrar a solenidade, o presidente Paulo Dimas ressaltou que "vale a pena botar dois pés entusiasmados no chão e acreditar que somos capazes de reunir forças para opor óbices aos que pregam a ânsia da vida sem finalidade ética". Suas palavras foram permeadas pelos valores com que pretende levar a gestão: esperança, esforço árduo, confiança nos magistrados e servidores, diálogo com os outros integrantes da Justiça e união de propósitos entre os três Poderes.

Compuseram ainda a mesa de honra, entre outros, o ministro do STJ Paulo Dias de Mora Ribeiro, representando o presidente; o senador José Serra; o vice-governador e secretário do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Márcio França; o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, o cardeal arcebispo metropolitano de São Paulo, dom Odilo Scherer e os s ex-presidentes do TJSP José Renato Nalini (atual secretário de Estado da Educação), Ivan Ricardo Garisio Sartori e Dirceu de Mello.

Unidade Responsável:
Comunicação Social