Alunos de faculdades de Direito de São José dos Campos, Rio Preto e Descalvado visitam sede do TRT

Conteúdo da Notícia

Um total de 107 alunos de três faculdades de Direito visitaram o edifício-sede do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região nesta quarta-feira, 25/10. A visita foi coordenada pela Escola judicial da 15ª, que recepcionou os estudantes e professores da Faculdade do Vale da Paraíba (UNIVAP), de São José dos Campos; do Centro Universitário de Rio Preto (UNIRP), e da Universidade Brasil (IES), campus de Descalvado. Acompanharam os estudantes os professores Marco Antonio Folegatti de Rezende, que é juiz do trabalho substituto, Luiz Augusto de Carvalho e Clélio Marcondes Filho, da UNIVAP, Paulo Cesar Baria de Castilho, da UNIRP, além de José Wamberto Zanquim Junior e Marcos Roberto Costa (IES).

Já no Plenário da Corte, após a sessão de fotos com a beca, os alunos foram recepcionados pela secretária do Tribunal, Ednamara Aparecida Gonçalves Câmara, que traçou um panorama da composição do Tribunal e sua divisão em seções especializadas. A secretária explicou aos alunos que a 3ª Seção de Dissídios Individuais (SDI), que ocorreu naquela tarde, é responsável pelo julgamento das ações rescisórias, instrumentos jurídicos muito especiais e de alta tecnicidade que não se confundem com recursos e que servem fundamentalmente para a desconstituição de processos já julgados.

Os estudantes, cumprindo o roteiro de visitas estipulado pela Escola Judicial, assistiram também a uma palestra do diretor da Escola Judicial, sobre a reforma trabalhista, limites da terceirização e acidentes do trabalho. O desembargador iniciou contando um pouco sobre o começo de sua carreira. Durante sua exposição, enfatizou a desigualdade histórica nas relações de emprego, derrubando a tese de que a livre negociação não é prejudicial ao trabalhador.

O roteiro foi concluido com uma foto oficial da visita, em frente ao edifício-sede do TRT-15.

Unidade Responsável:
Comunicação Social