Cerca de 30 servidores participam de curso sobre execução orçamentária e financeira na administração pública
Por Caroline França
Começou nesta segunda-feira (02/10) o curso de "Execução Orçamentária e Financeira na Administração Pública", promovido pela Escola Judicial (Ejud) do TRT-15. O curso que, está sendo ministrado pelo professor Francisco Glauber Lima Mota, foi demandado pela Secretaria de Orçamentos e Finanças (SOF), dirigida por Marco Antonio Fernandes, que fez a apresentação do expositor. Segundo Mota, "todas as áreas devem saber traduzir e interpretar informações financeiras dentro do setor público".
Até a quarta-feira (04/10), os 29 participantes terão atividades sobre Planejamento Orçamentário e Financeiro, Plano Plurianual, Movimentação e Utilização de Créditos Orçamentários, Controle da Execução Orçamentária e Programação Financeira. Também fazem parte do conteúdo programático, as atividades de Restos a Pagar, Regimes de Caixa e Competência sob as Óticas Contábil e Orçamentária, Documentos da execução orçamentária e financeira e Suprimento de Fundos.
O PROFESSOR
Francisco Glauber Lima Mota é professor licenciado do Centro Universitário de Brasília (UNICEUB); Mestre em Contabilidade pela Fundação Universidade de Brasília (UNB); Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e em Gestão Pública pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL); Especialista nas áreas financeira e operacional, pelo convênio BEC-BNB, e em Políticas Públicas e Gestão Governamental, pela ENAP-MPOG.
O professor também é o autor dos livros Contabilidade aplicada ao setor público (2009); Contabilidade Aplicada ao Setor Público – Suplemento (2012) e Contabilidade Aplicada ao Setor Público – Aspectos Patrimoniais (2015).
- 6 visualizações