Desembargador Lorival Ferreira dos Santos é homenageado pelo TRT de Pernambuco

Conteúdo da Notícia

O desembargador Lorival Ferreira dos Santos, presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região no biênio 2014/2016, foi homenageado nesta segunda-feira (15/5) pelo TRT da 6ª Região (PE) com a Medalha Conselheiro João Alfredo Corrêa de Oliveira. O evento foi prestigiado pelo presidente do TRT15, desembargador Fernando da Silva Borges. A solenidade foi realizada em um dos mais notáveis monumentos do país, o Teatro de Santa Isabel - expressivo exemplar da arquitetura neoclássica em Pernambuco.

Por ocasião da comemoração do centenário da abolição da escravatura em 13 de maio de 1988, o Tribunal instituiu as insígnias (também é concedida a Medalha Juiz Eurico de Castro Chaves Filho),  através da Resolução Administrativa nº 24/1987, para reverenciar aqueles que contribuem com o aperfeiçoamento da atividade social e da Justiça do Trabalho.

Após a interpretação do Hino Nacional, com acordes de violino, pelo maestro Israel França, a abertura solene foi conduzida pelo presidente do TRT-PE, desembargador Ivan de Souza Valença Alves, que, em seu discurso, agradeceu a presença de todos e falou sobre a importância do reconhecimento aos agraciados. "Estas duas comendas – Conselheiro João Alfredo Correa de Oliveira e Juiz Eurico de Castro Chaves Filho – revestem-se de um forte simbolismo para o Regional. Com a primeira, estreitamos nossos laços com a sociedade, agradecendo a contribuição de instituições e de profissionais de diversas áreas ao aperfeiçoamento do Judiciário Trabalhista. Com a segunda, manifestamos gratidão aos magistrados e servidores do Tribunal, que desempenham com retidão, ao longo do tempo, suas atividades nesta Corte", declarou.

A Medalha Conselheiro João Alfredo Corrêa de Oliveira, categoria Mérito Judiciário, é concedida a personalidades nacionais e estrangeiras que, por suas qualidades, destacam-se no seu campo de atuação ou prestam relevantes serviços à Justiça do Trabalho. Já foram condecoradas personalidades dos mais distintos campos de atuação, a exemplo do escritor Ariano Suassuna, do compositor Capiba, do arcebispo Dom Helder Câmara e do artista plástico Francisco Brennand. Este ano, 30 pessoas foram agraciadas com a Medalha João Alfredo, além das instituições Colégio Damas, Grupo Brennand e Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações de Pernambuco.

A Medalha Juiz Eurico de Castro Chaves Filho,  categoria Mérito Funcional, é concedida a magistrados e servidores que tenham prestado, no mínimo, 25 anos de serviço ao Regional, sem que haja registro de punição funcional. Foram homenageados com a Medalha Eurico Chaves três magistrados e 26 servidores. Na cerimônia, também receberam as medalhas os agraciados que, indicados em 2015, não puderam comparecer na ocasião.   

 
Unidade Responsável:
Comunicação Social