Encontro no TRT15 reúne secretários de corregedoria de praticamente toda a Justiça do Trabalho do País

Conteúdo da Notícia

Por Ademar Lopes Junior

A vice-corregedora do TRT-15, desembargadora Susana Graciela Santiso, abriu o evento que reuniu, nesta quarta (21 de junho), na sede do TRT em Campinas, representantes de Corregedoria de 23 Tribunais Regionais do Trabalho. No encontro, que deverá se estender até quinta-feira (22/6), os participantes deverão discutir e alinhar os procedimentos das suas respectivas Corregedorias. O evento contou com a participação da juíza auxiliar da Corregedoria Regional da 15ª, Lúcia Zimmermann, do diretor da Secretaria da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho, Carlos Tiusso, e do coordenador e vice-coordenador dos Encontros de Secretários de Corregedoria, eleitos para o biênio 2017-2018, Vlademir Nei Suato (do TRT-15) e Marcelo Marques de Matos (do TRT- 18/GO).

De acordo com a vice-corregedora da 15ª, a grande contribuição do encontro para os tribunais é "a valorização dos secretários de Corregedoria". A desembargadora Susana Santiso afirmou que a Corregedoria é "a alma do tribunal, principalmente da primeira instância", onde os juízes e servidores se esforçam para "apagar o fogo". A magistrada ressaltou ainda que o papel da Corregedoria vai muito além da cobrança, mas também é o de apoiar as varas do trabalho nos seus problemas mais corriqueiros, até mesmo como uma simples adaptação do espaço físico.

O secretário da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho, Carlos Tiusso, disse que o encontro é "o reconhecimento da força de trabalho dos secretários de Corregedoria e, também, uma boa oportunidade para se somarem experiências".

Para o secretário Vlademir Suato, o encontro é fruto de um "grande empenho" e representa um espaço para os participantes alinharem procedimentos e rotinas das corregedorias, com a elaboração, ao final do programa, de uma minuta de projeto de "Planejamento Estratégico dos Secretários de Corregedorias Regionais", com apresentação da definição de missão, visão de futuro, valores, objetivos e ações previstas". Para esse trabalho, o grupo deverá contar com o apoio da assessora de Gestão Estratégica do TRT-15, Aurete Nicolodi Zurdo.

Programação

Nos dois dias de encontro, serão abordados, entre outros, temas como a instalação do sistema PJe-Cor nas Corregedorias Regionais (Meta 1 do CNJ), uniformização de procedimentos nos TRTs (com elaboração de relatório que demonstra as práticas utilizadas no país para ciência dos Corregedores Regionais com apresentação de eventuais sugestões de padronização), apresentação do Planejamento Estratégico da Corregedoria do TRT 15, da minuta do Termo de Cooperação para suprimir a Expedição de Cartas Precatórias entre os Tribunais Regionais do Trabalho, e das atas de correição dos TRTs (a fim de compartilhar as boas práticas).

Os participantes também participam de um debate sobre o aumento dos casos solucionados por conciliação (meta 3 do CNJ) e discutem sobre a proposta de realização de mostra nacional de boas práticas em 1ª Instância, coordenada pelos Secretários de Corregedoria. Além de uma visita às instalações da Secretaria da Corregedoria Regional do TRT-15, prevista para o segundo dia do encontro, os participantes também vão se debruçar sobre assuntos muito peculiares ao seu dia a dia, como a gestão de processos de trabalho nas secretarias de varas do trabalho (com apresentação do modelo utilizado na 15ª), procedimentos em correições ordinárias e pautas de audiência (com levantamento de dados sobre as pautas realizadas no país, a fim de identificar melhores práticas que auxiliem nas unidades com extenso prazo médio entre o ajuizamento da ação e a realização das audiências).

Unidade Responsável:
Comunicação Social