Encontro para capacitação do Programa TJC reúne 100 participantes em Itu

Conteúdo da Notícia

Com informações da Amatra XV

Foi realizado no dia 26 de julho, na Faculdade de Direito de Itu, o 1º Encontro para Capacitação do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania em Itu. Prestigiaram o evento cerca de 100 participantes, entre professores da rede municipal e magistrados.

Participaram da mesa de abertura o presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 15ª Região (AMATRA XV), juiz Marcelo Bueno Pallone, o prefeito de Itu,  Guilherme Gazzola, a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Patrícia Muller Gazzola, o secretário municipal de Educação, Walmir Eduardo da Silva Scaravelli, o presidente do Sindicato dos Comerciários e vereador, Luciano Alves Ribeiro, e o diretor da Faculdade de Direito de Itu, Mário Antonio Duarte. Entre os participantes estiveram os desembargadores Gisela Rodrigues Magalhães de Araujo e Moraes e João Batista Martins César. 

Na sequência, o juiz da 15ª Região Pablo Souza Rocha proferiu a palestra "Cidadania, ética e corrupção", refletindo sobre a estrutura social, a ética e as práticas políticas no Brasil, convocando os participantes a assumirem papéis proativos nessas esferas. Em seguida, a desembargadora Gisela  ministrou a palestra "Mediação de Conflitos no Trabalho", apresentando a organização, o funcionamento e a produtividade do Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejusc) de 2º Grau de jurisdição, estabelecido na Sede Administrativa do TRT-15. Ela salientou os ganhos mútuos obtidos por meio da conciliação entre reclamantes e reclamados. Por fim, o presidente da AMATRA XV, juiz Marcelo Bueno Pallone, abordou o tema "Reformas trabalhista e previdenciária: como nos afetam?", destacando os principais pontos da Lei nº. 13.467, de 13 de julho de 2017, que implementou as recentes mudanças na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), e apresentou um panorama da Seguridade Social, os principais pontos da reforma proposta para a Previdência e os cenários futuros, caso esta seja aprovada.

Unidade Responsável:
Comunicação Social