Escola Judicial promove curso sobre planejamento de gestão, para servidores que exercem chefia, direção ou assessoria

Conteúdo da Notícia

Por Caroline França

A primeira de três edições do curso gerencial "Planejamento em jogo: aprimorando a interatividade na gestão", está sendo realizada pela Escola Judicial do TRT-15 (Ejud) nestas quinta e sexta-feira, 27 e 28 de julho, reunindo na Escola 50 servidores do 2º grau de jurisdição. Na abertura do evento,  desembargadora Ana Paula Pellegrina Lockmann, vice-diretora da Ejud, recepcionou os participantes e ressaltou a importância do curso para a instituição.

A magistrada dividiu com o grupo uma impressão pessoal de que a maior carência hoje na vida das pessoas é o tempo. Segundo ela, "é preciso uma boa gestão do tempo para melhorar a qualidade do trabalho e, com o curso, os servidores podem aprender como gerir o tempo e atingir as expectativas".

Para conduzir os trabalhos, foram convidados os docentes Marcello Árias Danucalov e José Ricardo Grilo, consultores na empresa Uno&Verso e que trazem atividades inovadoras e jogos lúdicos. De acordo com Marcello Árias, os jogos servem para encontrar soluções para problemas do cotidiano. Ele justificou a escolha pelo lúdico citando o filósofo austríaco Ludwig Wittgenstein (1889 – 1951), para quem "viver é um jogo".

Gestores do tempo

Nos dois dias de curso, os servidores vão participar de atividades pedagógicas, totalizando 15 horas-aula. No primeiro dia, "Realidade em Jogo – Execução Processamento", "Atos da fala" e "Comunicação e emocionalidade e sua relação com os processos de trabalho"; no segundo, o jogo Du-marã (uma plataforma de diálogo em formato de jogo de tabuleiro), do qual o consultor José Ricardo Grilo é um dos criadores, e um debate sobre ética, comunicação e processos deliberativos.

Ao final de cada dia do curso, os participantes tiveram a oportunidade de avaliar o próprio aprendizado, por meio de uma atividade chamada "Roda Dialógica".

Du-marã

"Eu, inimigo de mim mesmo" é a tradução livre para o nome do jogo, que pode ter até 24 pessoas participando e que auxilia no desenvolvimento das potencialidades de cada indivíduo. Mais informações no site http://d-u-mara.blogspot.com.br/.

 

 

Unidade Responsável:
Comunicação Social