Inaugurada nova sede da Vara do Trabalho de Itapeva

Conteúdo da Notícia

Por Ademar Lopes Junior

O presidente do TRT da 15ª Região, desembargador Fernando da Silva Borges, inaugurou na segunda-feira (18/12), às 14 horas, a nova sede da Vara do Trabalho de Itapeva, localizada na Rua José Ermírio de Moraes, 1.070. Com a presença dos desembargadores Edmundo Fraga Lopes, vice-presidente judicial da 15ª, Fábio Grasselli e João Batista Martins Cesar, presidentes respectivamente da 10ª Câmara e da 6ª Turma do Tribunal, a cerimônia contou ainda com os juízes Marcelo Schimidt Simões e Valdir Rinaldi Silva, respectivamente o juiz titular da VT local e o titular da 4ª VT de Sorocaba e diretor regional da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 15ª Região (Amatra XV) na circunscrição de Sorocaba.

 

Dentre as autoridades presentes, estavam o prefeito Luiz Antonio Hussne Cavani, o presidente da Câmara Municipal Oziel Pires de Moraes, o presidente da Subseção de Itapeva da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Marcelo Penteado de Moura, o procurador do Ministério Público do Trabalho da 15ª Região, Gustavo Rizzo Ricardo, o procurador titular da Procuradoria da República de Itapeva Ricardo Tadeu Sampaio, o juiz titular da 1ª Vara Federal de Itapeva Edevaldo de Medeiros, o gerente regional do Ministério do Trabalho e Emprego local Lisandro de Almeida Ferreira, o secretário municipal de Negócios Jurídicos Antonio Rossi Jr., a coordenadora do curso de Direito da FAIT, Vanessa Aparecida Costa Santiago, o monsenhor Aparecido Cravo da Costa, o vereador Edivaldo Alves Santana, a diretora de Secretaria Vanessa Renó Mendes, representando no ato o juiz titular da VT de Itararé, José Guido Teixeira Jr., o assessor de Segurança do TRT-15, Cel Carlos de Carvalho Jr., o gerente geral do Banco do Brasil, Moisés Barbosa, e o representante da Caixa Econômica Federal, Sandro Fregona.

Fita, placa e discursos

 

O desenlace da fita, símbolo oficial da inauguração do novo prédio que abriga a Vara do Trabalho de Itapeva, contou com a participação do presidente Fernando Borges, do vice-presidente judicial Edmundo Fraga Lopes, do prefeito Luiz Antonio Cavani, do presidente da Câmara Oziel de Moraes e do juiz titular da VT local, Marcelo Simões. Já para o descerramento da placa, além das mesmas autoridades que participaram do desenlace da fita, tomaram parte do ato os desembargadores Fábio Grasselli e João Batista Martins Cesar.

 

O presidente da OAB local, Marcelo de Moura, abriu os discursos ressaltando sua ligação de muitos anos com a Vara do Trabalho de Itapeva, e que já teve o privilégio de contar com grandes juízes, hoje desembargadores, como Samuel Hugo Lima (atual corregedor regional), Helena Rosa Mônaco da Silva Lins Coelho (atual vice-presidente administrativo) e Ana Paula Pellegrina Lockmann (atual vice-diretora da Escola Judicial). O advogado lembrou ainda a atuação na cidade do desembargador e atual vice-presidente judicial da 15ª, Edmundo Fraga Lopes, na época como advogado. Moura salientou também a lhaneza aliada ao excelente desempenho, marcado pela produtividade, do atual titular da VT de Itapeva, juiz Marcelo Simões.  

 

O juiz Marcelo Simões destacou o feliz momento em que a cidade de Itapeva ganha um novo prédio para abrigar a sua única Vara do Trabalho, e que atende, em sua maioria, "gente muito simples que busca na Justiça do Trabalho um fio de esperança". Simões também afirmou que tem se empenhado para dar o seu melhor para o progresso da cidade, e desejou novas vitórias para a alegria de todos.

 

O discurso do prefeito Luiz Antonio Cavani foi marcado pelos agradecimentos, especialmente ao Tribunal, que procura oferecer melhores condições de trabalho a seus servidores, mas também aos seus jurisdicionados, como se comprova com a inauguração de um novo prédio mais amplo e confortável. O prefeito elogiou também a "busca da tão sonhada Justiça Social", especialmente diante de um quadro de profundas e recentes mudanças no País, que aumentam a "insegurança" dos trabalhadores. Cavani concluiu sua fala parabenizando a Justiça do Trabalho, por sua contribuição à sociedade.

 

O presidente Fernando Borges encerrou os discursos, com destaque para a alegria pela inauguração da "casa nova", principalmente pela melhoria das condições de trabalho, com aumento do espaço. O presidente salientou que, apesar das dificuldades tanto orçamentárias quanto de pessoal, o tribunal tem se empenhado em "selecionar as prioridades dentro das prioridades", o que segundo ele acaba sendo um "privilégio para as unidades em piores condições".

O presidente lembrou ainda que com todas as adversidades, o nosso tribunal foi o único a ter conseguido 100% de eficiência em primeiro e segundo graus, o que para o magistrado é o reflexo de "um trabalho feito com harmonia".

Casa grande

Além de possibilitar melhores condições de trabalho para magistrados, servidores e advogados, a mudança permitirá atender com mais conforto os cerca de 190 mil habitantes jurisdicionados pela VT, que atende também os municípios vizinhos de Taquarivaí, Taquarituba, Ribeirão Branco, Itaberá, Nova Campina, Taguaí e Coronel Macedo.

O prédio, de três pavimentos, possui elevador e piso tátil, garantindo o acesso desimpedido de pessoas com necessidades especiais, que contam também com sanitários adaptados. Outro benefício da nova sede é o estacionamento, que também oferece vagas reservadas.

A VT local recebeu em 2016 o total de 1.341 ações e solucionou 1.174, restando pendentes de solução 610 processos, incluindo o saldo de anos anteriores.

Unidade Responsável:
Comunicação Social