Juízes trabalhistas da circunscrição de Presidente Prudente são premiados no “Conciliar é Legal - 2016”, do CNJ

Conteúdo da Notícia

No último dia 15 de dezembro, o Conselho Nacional de Justiça divulgou os vencedores do prêmio "Conciliar é Legal", cujo objetivo é reconhecer nacionalmente boas práticas de solução de conflitos e aprimoramento do Poder Judiciário que envolvam negociação entre as partes em litígio (autocomposição).

Das inscrições oriundas da Justiça do Trabalho, mereceram a láurea (na categoria "juiz individual") os magistrados José Roberto Dantas Oliva (Diretor do Fórum Trabalhista de Presidente Prudente e titular da 1ª Vara daquela cidade) e Vanessa Maria Sampaio Villanova Matos (coordenadora do atual Cejusc – Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas da Justiça do Trabalho – da circunscrição de Presidente Prudente). Eles apresentaram o projeto "A arte de conciliar" e são aguerridos participantes das campanhas nacionais de conciliação promovidas pelo CNJ e CSJT e executadas pelo TRT 15ª.

O juiz Dantas Oliva idealizou a proposta onde o átrio do Fórum Trabalhista de Presidente Prudente – desde sua inauguração (em 2015) ligado a exposições artísticas – funcionem como palcos e galerias de arte, com músicos, dançarinos e atores se juntando a mostras culturais, de modo que o ambiente se imponha como harmonioso, agradável e propício à conciliação. Partiu da juíza Vanessa a ideia de ampliar a iniciativa, durante as últimas semanas da conciliação, para os demais andares e salas de espera do Fórum.

A premiação vem ao encontro de uma das prioridades definidas pela gestão do desembargador Fernando da Silva Borges, novo presidente da 15ª Região cujo gabinete agora é responsável pelas ações gerenciais de mediação e conciliação, nos termos da Resolução 174/2016 do CSJT (Conselho Superior da Justiça do Trabalho). O Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Disputas da 15ª (Nupemec) será coordenado pelo desembargador José Otávio de Souza Ferreira.

A entrega do prêmio aos representantes do TRT15 deverá ocorrer ainda neste mês de janeiro.

Unidade Responsável:
Comunicação Social