Presidente do TRT inaugura novas instalações do Fórum Trabalhista de Jacareí

Conteúdo da Notícia

O presidente do TRT da 15ª Região, desembargador Fernando da Silva Borges, inaugurou na manhã de sexta-feira, dia 19/5, as novas instalações do Fórum Trabalhista de Jacareí. Acompanhado do colega Lorival Ferreira dos Santos (presidente do Tribunal no biênio 2014-2016), do prefeito do município Izaias Santana e da presidente da Câmara Lucimar Ponciano, Fernando Borges comandou o desenlace da fita inaugural do prédio de 1.508,00m² de área construída, localizado no número 412 da Avenida Pensilvânia.

Próxima ao centro e de acesso fácil pela Rodovia Presidente Dutra, a nova sede, com amplo espaço, conforto e imponência, surpreendeu as mais de 100 pessoas que compareceram à solenidade, marcada também por forte emoção e homenagens à desembargadora Ana Amarylis Vivacqua de Oliveira Gulla, ouvidora do TRT-15.

Fernando Borges enfatizou em seu discurso que o ato de desatamento simboliza todo o trabalho desenvolvido pelos magistrados, servidores, operários e equipe técnica, que deve ser destacado e reconhecido. O presidente do TRT fez menção especial ao amigo Lorival, que ao presidir o Tribunal no ano passado, enfrentou um "verdadeiro tsunami orçamentário", numa crise jamais vivenciada pela Justiça do Trabalho, e mesmo assim, com fibra, coragem e segurança, conseguiu dar encaminhamento a algumas obras, como foi o caso do FT de Jacareí. "Esta instalação, com conforto e dignidade necessárias à execução dos trabalhos, é resultado de um conjunto de esforços que nos dá muita alegria. Afinal de contas, lidamos com conflitos e um ambiente adequado facilita a conciliação, a harmonia e a própria tranquilidade na condução de processos".

Realização de um sonho

Visivelmente emocionadas, as juízas responsáveis pelas lides trabalhistas no Judiciário Trabalhista de Jacareí, Sandra de Poli (diretora do Fórum e titular da 1ª VT) e Dora Rossi Goes Sanches (titular da 2ª VT) agradeceram a todos os envolvidos, em especial, os desembargadores Lorival e Fernando Borges, os servidores Alexandre Magno de Andrade (diretor de Serviços) e Rubia Fagali (diretora da 1ª VT), pelo empenho no projeto da nova sede. "Foi uma luta, com muitas negociações e dificuldades, mas realizamos um sonho. A satisfação de todos nos motiva", assinalou a juíza Sandra.

A presidente da subseção de Jacareí da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ana Maria Ribeiro Pereira da Silva, elogiou as novas instalações, que permitiram a criação de uma sala de autoatendimento pela entidade, "uma novidade na seccional". Ana Maria comentou ainda que bastava olhar o sorriso estampado no rosto de cada advogado presente à solenidade para se certificar do contentamento e da gratidão pela nova sede.

Desembargadora Amarylis: passagem inspiradora que deixou marcas em Jacareí

Em reconhecimento à importância de sua atuação junto ao Poder Judiciário Trabalhista de Jacareí, a desembargadora Ana Amarylis recebeu uma homenagem do Fórum. "Muitas coisas nos inspiram e influenciam positivamente em nossa vida pessoal e profissional para ter essa perseverança em realizar algo diferente. Quando tive a certeza de que este espaço seria da 15ª Região, da população, pensamos na humanização do ambiente e a desembargadora Ana Amarylis foi uma grande inspiração", anunciou a juíza Dora Sanches. Antes de entregar uma placa comemorativa à magistrada, Dora destacou a autenticidade e multiplicidade de facetas de Ana Amarylis, cantora, cronista e reconhecida também pelo modo feliz de viver e encarar a vida, em harmonia com a natureza, conforme apregoa a religião Seicho-No-Ie, da qual é preletora.

Por isso, foi montada na sala de espera, localizada no segundo andar do prédio, uma pequena biblioteca com diversos títulos. "Somos juízes do trabalho e vivenciamos momentos de conflito, mas queremos nos relacionar fora da questão formal jurídica e conviver bem com as pessoas. Foi com muito carinho que criamos a biblioteca. Queremos que todos usufruam porque precisamos de conhecimento e cultura. Educação, reflexão e análise crítica são muito importantes", ressaltou a juíza Dora.

"Foram quase treze curtos e adolescentes anos", brincou a desembargadora sobre o período de atuação na Justiça do Trabalho de Jacareí, antes de ser nomeada para o 2º grau da 15ª, em julho de 2006. "Era uma vara única, com muitas dificuldades e pesada em termos de volume processual, mas eu amava. Estou surpresa e muito feliz. Agradeço profundamente a Deus por esse momento. As oportunidades vêm da luz e temos que agradecer sempre. A palavra é gratidão", assinalou a desembargadora Ana Amarylis.

Mário Quintana para estimular a leitura

"Os livros mudam o mundo. Os livros mudam as pessoas. As pessoas mudam o mundo". A frase do poeta Mário Quintana estampada na parede da sala de espera estimula os jurisdicionados à curiosidade de folhear os mais de 100 títulos disponibilizados na estante, além de jornais e revistas. Quem estiver aguardando uma audiência é convidado ainda a doar livros. A proposta da juíza Dora de humanizar o espaço, marcado muitas vezes pelo conflito, foi elogiada por desembargadores, juízes, advogados e usuários.

O novo prédio, alugado pelo Tribunal, permitiu ainda integrar os serviços, que antes eram divididos em dois imóveis próximos, mas pequenos. De acordo com o desembargador Fernando Borges, o FT de Jacareí era o único da jurisdição com estas características. A Justiça do Trabalho de Jacareí ganhou também em acessibilidade, com elevador interligando os dois pavimentos, sanitários adaptados, pisos táteis e corrimãos duplos. A nova sede conta com 10 vagas de estacionamento, sendo duas reservadas para idosos e pessoas com deficiência, e quatro privativas para os magistrados. As secretarias das duas VTs ficam no andar térreo. No piso superior, cada vara possui duas salas de audiência e dois gabinetes de juiz.

Coral do Fórum de São José dos Campos, com repertório MPB

Responsável pela execução do Hino Nacional, o Coral do Fórum Trabalhista de São José dos Campos brindou o público com um repertório de música popular brasileira, interpretando canções de Marisa Monte, Gilberto Gil e um samba composto por Edson Conceição e Aloísio Silva. Entre as autoridades que prestigiaram o evento estavam o desembargador do TRT-15, Luiz Roberto Nunes, o juiz diretor do Fórum da Comarca de Jacareí, Paulo Roberto Ciquetosi, os magistrados do trabalho Antônia Sant'Ana (diretora do FT de São José dos Campos e titular da 3ª VT local); Gislene Aparecida Sanches (titular da VT de Pindamonhangaba); Tânia Aparecida Claro (titular da VT de Cruzeiro); Rodrigo Adélio Abrahão Linhares (representando a presidência da Amatra XV); o presidente da Subseção de São José dos Campos da OAB, Rodrigo de Moraes Canelas; a conselheira estadual da OAB, Maria Aparecida Migli (representando o presidente da instituição, Marcos da Costa); e os servidores Roberto Guenji Koga (assessor econômico do Tribunal) e Marco Antônio Mazzuca (representando o presidente do TRT-15 no biênio 1994-1996, Antônio Mazzuca e o desembargador do Tribunal, Wilton Borba Canicoba).

Por Ana Claudia de Siqueira

 
Unidade Responsável:
Comunicação Social