Série em vídeo revela experiências de magistrados no combate ao trabalho escravo, discriminação e tráfico de pessoas

Conteúdo da Notícia

O Comitê Regional de Erradicação do Trabalho Escravo, Tráfico de Pessoas e Discriminação do TRT da 15ª Região inicia nesta quinta-feira, 28/9, a exibição de uma série de depoimentos gravados em vídeo, intitulada Vida & Trabalho, que traz relatos de magistrados e suas experiências diante de situações de trabalho análogo ao de escravo, tráfico de pessoas e discriminação, incluindo processos trabalhistas julgados. A série, produzida pela Coordenadoria de Comunicação Social do TRT-15, será exibida no canal do youtube e no facebook.

O presidente do comitê, desembargador Eduardo Benedito de Oliveira Zanella, inaugura a série apresentando as iniciativas do TRT-15 voltadas ao enfrentamento da exploração de trabalhadores em condições análogas às de escravo ou de trabalho degradante, assim como o tráfico de pessoas. De acordo com o desembargador, em 20 anos - entre 1995 e 2015 -, foram libertadas da escravidão no Brasil quase 50 mil pessoas. O magistrado também detalha a atuação do comitê regional, que elabora estudos e promove ações de conscientização sobre a temática em parceria com diversas instituições.

O comitê foi criado em 2014 e é composto ainda pelas desembargadoras Helena Rosa Mônaco da Silva Lins Coelho (vice-presidente administrativo) e Susana Graciela Santiso (vice-corregedora regional), e os juízes Renato César Trevisani (titular da Vara do Trabalho de Ituverava) e Marcus Menezes Barberino Mendes (titular da Vara do Trabalho de São Roque).

Unidade Responsável:
Comunicação Social