Tem início Sexta Oficina de Formação Inicial dos Juízes do Trabalho Substitutos

Conteúdo da Notícia

Por Caroline França

Na manhã desta terça-feira (24/10), teve início a 6ª Oficina de Formação Inicial dos Juízes do Trabalho Substitutos, promovida pela Escola Judicial (Ejud) do TRT15. O diretor da Ejud, Dr. Manoel Carlos Toledo Filho, deu as boas vindas aos participantes e destacou a importância da oficina para o cumprimento dos deveres a serem desempenhados pelos juízes da Justiça do Trabalho.

O desembargador corregedor Regional do TRT15, Samuel Hugo Lima, diz que a "magistratura é o começo e o fim de suas vidas" e assim, parabenizou a Escola Judicial por promover um curso que auxilia os participantes a atingirem seus objetivos. Também compuseram a mesa de abertura o juiz Marcelo Bueno Pallone, presidente da Amatra XV (Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 15ª Região), e Amanda Barbosa, juíza do trabalho substituta e coordenadora do Núcleo Regional de Gestão de Processos de Execução da Circunscrição de Ribeirão Preto, que também foi docente durante o primeiro dia das atividades.

Cronograma

Até a sexta-feira (27/10), os juízes participam de atividades pedagógicas dentro das disciplinas de Técnica de Juízo Conciliatório, Técnicas de Instrução no Processo do Trabalho, Efetividade da Execução Trabalhista e Inserção Administrativo-Funcional no quadro da Magistratura do Trabalho e como disciplinas complementares, Formação Profissional e Qualidade de Vida no Meio Ambiente de Trabalho.

Na terça-feira, as atividades sobre Técnicas de Conciliação: teoria e prática e Conciliação na fase executiva: particularidades e questões controvertidas, foram ministradas pela juíza Amanda Barbosa. Durante a quarta e quinta-feira, Prática de audiência trabalhista e Sistema para pesquisa de bens e pessoas, são conduzidas por  Otávio Amaral Calvet, juiz titular da 11ª VT do Rio de Janeiro, e Marcos Vinícius Barroso, juiz do trabalho substituto do TRT3, respectivamente.

Já na sexta-feira, no período da manhã, a atividade será sobre Orientação e acompanhamento pedagógico no processo de vitaliciamento com Acacia Zeneida Kuenzer, consultora pedagógica da Ejud15. No período da tarde, será abordado O trabalho do juiz, fatores de risco e proteção para a saúde integral e qualidade de vida no trabalho, ministrado por Rosemary Domingues Wargas, secretária de gestão de pessoas do TRT10. O grupo participa ainda de encontros com juízes orientadores e com a corregedoria.

Unidade Responsável:
Comunicação Social