TRT15 participa da primeira reunião do ano do projeto Iniciativa Empresarial pela Igualdade

Conteúdo da Notícia

Com informações e fotos da Afrobras

O TRT da 15ª Região, por intermédio do Comitê Regional de Erradicação do Trabalho Escravo, Tráfico de Pessoas e Discriminação, participou na última segunda-feira, dia 23/1, da primeira reunião do ano da Iniciativa Empresarial pela Igualdade, criada com o objetivo de equalizar oportunidades de acesso ao mercado de trabalho dos afrodescendentes. Compareceram ao encontro, realizado na sede da Sociedade Afro-Brasileira de Desenvolvimento Sociocultural (Afrobras) e da Faculdade Zumbi dos Palmares em São Paulo, os desembargadores Helena Rosa Mônaco da Silva Lins Coelho (vice-presidente administrativo), Susana Graciela Santiso (vice-corregedora regional) e Eduardo Benedito de Oliveira Zanella.

O objetivo da primeira reunião foi apresentar às novas empresas participantes, as diretrizes da Iniciativa, bem como traçar as metas para 2017. Representantes do Banco Safra, Itaú Unibanco, Dow Química, Banco do Brasil, Bradesco, Dupont, Unilever Brasil, Google, Magazine Luiza, Microsoft, Universia, Fundação Banco do Brasil, e das instituições OAB-SP, Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania e MEC estiveram presentes.

A Carta de Campinas pela Iniciativa Empresarial pela Igualdade, assinada em evento histórico de mobilização do empresariado promovido em agosto do ano passado no TRT-15, pelo então presidente, desembargador Lorival Ferreira dos Santos, foi abordada durante o encontro. O documento destaca as 10 ações afirmativas para a adoção de um modelo de inclusão social ao primeiro emprego dos afrodescendentes.

Segundo o reitor da Faculdade Zumbi dos Palmares, José Vicente, a meta é atingir cem empresas até o final do ano e realizar de três a quatro encontros para avaliação das ações. José Vicente adiantou que no dia 21 de março – Dia Internacional de Luta contra a Discriminação Racial - será realizado um debate sobre a Iniciativa Empresarial em parceria com o jornal Folha de S.Paulo.

 

 

Unidade Responsável:
Comunicação Social