Acompanhado pela desembargadora Tereza Asta professor doa livros para a Biblioteca do TRT

Conteúdo da Notícia

Acompanhado pela desembargadora Tereza Aparecida Asta Gemignani, o professor doutor Henrique Garbellini Carnio, mestre e doutor em filosofia do Direito e teoria do Estado pela PUC SP, pós doutor pela UNICAMP, fez doação de livros para a biblioteca do TRT, assim possibilitando que servidores, magistrados e pesquisadores tenham acesso as suas obras.

 Em "Direito e Antropologia" faz reflexões sobre a origem do Direito a partir de Kelsen e Nietzsche, com o escopo de compreendê-lo como fenômeno histórico, traçando um inédito entrelaçamento das ideias destes dois notáveis pensadores, imprescindíveis para o estudo da ciência jurídica contemporânea. Na apresentação do livro Tércio Sampaio Ferraz Junior destaca que um dos principais objetivos do trabalho consiste em "instigar um novo posicionamento ante o direito como forma de regrar a conduta humana, possibilitando o convívio em sociedade".

Já em "Introdução à teoria e à filosofia do Direito", os autores Henrique Garbellini Carnio, Georges Abboud e Rafael Tomaz de Oliveira aceitam o desafio do "estudo compromissado dos fundamentos constitutivos do direito", assim contribuindo de maneira significativa para a formação sólida do jurista, como destacou o Professor Nelson Nery Junior no prefácio. No posfácio, Lenio Luiz Streck faz percucientes reflexões sobre a obra, notadamente por ter considerado o direito como "fenômeno complexo", que não admite a alienação do jurista.

Na oportunidade, o professor doutor Henrique Garbellini Carnio também foi portador da doação, oferecida pelo autor Ricardo Pereira de Freitas Guimarães, de um exemplar da obra "CLT comentada - de acordo com a Reforma Trabalhista", assim possibilitando o acesso às novas regras e desafios apresentados pela Lei 13.467/2017.

A desembargadora Tereza Asta destaca a importância e a qualidade científica das novas obras, que passam a integrar o acervo da Biblioteca "Délio Maranhão" do TRT, contribuindo para o amadurecimento das reflexões necessárias, neste momento de mudanças estruturais pelas quais passa o direito trabalhista.

Unidade Responsável:
Comunicação Social