Centro Integrado de Conciliação de 1º Grau da Circunscrição de Campinas homologa 239 acordos, envolvendo mais de R$ 11,3 mi
Por Patrícia Campos de Sousa
O Centro Integrado de Conciliação (CIC) de 1º Grau da Circunscrição de Campinas comemora os resultados obtidos durante a 1ª Semana Nacional da Conciliação Trabalhista, promovida entre os dias 16 e 20 de março pelos 24 tribunais trabalhistas do País, sob a coordenação do Tribunal Superior do Trabalho e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho. Durante o período, o Centro, instalado no 13º andar do Fórum Trabalhista de Campinas, realizou 427 audiências de tentativa de conciliação e homologou 239 acordos entre as partes – um índice de 56% de processos conciliados. Ao todo, foram atendidas 2.046 pessoas. Os valores conciliados somaram R$ 11.357.213,10.
As audiências foram presididas por juízes do trabalho de Campinas, sob a coordenação da juíza Ana Claudia Torres Vianna, diretora do Fórum Trabalhista da cidade e coordenadora do Centro. Os magistrados contaram com a colaboração de vários servidores, que atuaram como conciliadores, além de oficiais de justiça, peritos e estagiários.
Inaugurado em 16 de março, o CIC da Circunscrição de Campinas tem como objetivo propor a mediação e a conciliação em processos que tramitam nas 47 unidades judiciárias (entre varas e postos avançados) abrangidas pela circunscrição, que atende 78 municípios paulistas. A partir de abril, o Centro passará a ter pautas regulares, inicialmente semanais.
Até o final do ano o Judiciário Trabalhista da 15ª Região deverá instalar mais sete CICs, nas sedes das demais circunscrições em que se divide administrativamente o Regional.
- 4 visualizações