Começa a terceira reunião do projeto Fluxo Nacional JT Primeira Instância Wiki Nacional
Nesta segunda-feira, 9/4, no auditório da Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (TRT-15), em Campinas, teve início a 3ª reunião de trabalho do projeto Fluxo Nacional Otimizado de Procedimentos em Primeira Instância, que se estenderá até a próxima sexta-feira, 13/04. Compuseram a mesa de honra da atividade os desembargadores Samuel Hugo Lima e Susana Graciela Santiso, corregedor e vice-corregedora da 15ª Região, e as juízas auxiliares da Corregedoria Regional Maria da Graça Bonança Barbosa e Lúcia Zimmermann. Com a participação de diretores de secretaria de vara do trabalho de 21 tribunais trabalhistas, o encontro objetiva dar sequência à construção coletiva da plataforma Wiki de gestão de conhecimento, que reunirá a descrição de todas as atividades de secretaria de primeira instância, o passo a passo das rotinas de trabalho, modelos e normativos, em ambiente virtual.
Compartilhar a informação
O desembargador Samuel Hugo Lima deu as boas-vindas aos participantes e lembrou que na época em que tomou posse como juiz existiam alguns servidores que detinham todo o conhecimento, mas que não compartilhavam a informação, de modo que quando este servidor tirava férias se estabeleciam grandes dificuldades de serviço. O corregedor regional enfatizou que "o projeto Wiki vem exatamente contra essa lógica, ou seja, a informação tem que ser dividida, compartilhada". Ele anotou também que "às vezes, em correição, você identifica uma vara que encontrou uma solução engenhosa, mas aquela solução fica só naquela unidade", e afirmou que a Wiki "vem de novo para quebrar essa lógica". Samuel Hugo Lima destacou não ter dúvida de que "se a grande revolução no processo trabalhista foi o PJe, o segundo momento de virada na Justiça do Trabalho é a Wiki", e concluiu afirmando ter consciência de que "nós estamos aqui em um momento histórico, de mudança de mentalidade"
A vice-corregedora regional, desembargadora Susana Graciela Santiso, registrou que o projeto Wiki vai auxiliar diretamente no aprimoramento da prestação jurisdicional nas varas do trabalho, com ganhos de produtividade. Para a juíza auxiliar da Corregedoria, Lúcia Zimmermann, gerente de regras de negócio das fases processuais, a plataforma não é voltada apenas para os servidores que estão iniciando a carreira, mas também para os mais experientes, pois "é um serviço vivo, que está sendo sempre atualizado".
Página Wiki do Fluxo Nacional JT Primeira Instância está em desenvolvimento
Na sequência dos trabalhos, o secretário da Corregedoria, Vlademir Nei Suato, apresentou um histórico das atividades desenvolvidas e informou que a Wiki do Fluxo Nacional JT Primeira Instância, já em construção, estará disponível em breve. "Um dos nossos objetivos nesta semana é migrar para a página todo o conteúdo produzido até agora", disse Vlademir, gerente do projeto, para quem "a Wiki é uma ferramenta para compreensão do fluxo do processo judicial e gestão do conhecimento institucional".
- 78 visualizações