Corregedoria do TRT-15 coordena Projeto Wiki Nacional, tema de encontro em Cuiabá

Conteúdo da Notícia

Acontece até sexta-feira (9/3) no TRT da 23ª Região, em Cuiabá (MT), o 2º Encontro Nacional do Fluxo Otimizado de Procedimentos em Primeira Instância – Wiki Nacional, com a participação de representantes de 22 tribunais trabalhistas. O projeto de criação de uma wiki para a Justiça do Trabalho é coordenado pela Corregedoria Regional do TRT da 15ª Região. A proposta surgiu a partir das reuniões periódicas dos secretários de corregedorias do TRTs, tendo como base a Wiki criada pelo Tribunal Superior do Trabalho para o e-Gestão e a Wiki da Justiça do Trabalho mato-grossense, que traz uma série de informações acerca das tarefas do Processo Judicial Eletrônico (PJe).

Segundo o secretário da Corregedoria do TRT-15 e coordenador do projeto, Vlademir Nei Suato, o projeto da Wiki Nacional é, precipuamente, um projeto de gestão do conhecimento. "Uma busca para pegar as melhores práticas, o fluxo mais otimizado de procedimentos, de forma que o servidor consiga desenvolver qualquer procedimento a partir de um fluxo que já está desenhado", destacou. Está participando ainda das atividades a diretora de secretaria da 3ª Vara do Trabalho de Campinas, Janaína Camargo Fuzetti, que integra o projeto.

Durante a abertura do encontro, a presidente do TRT de Mato Grosso, Eliney Veloso, ressaltou que o Wiki Nacional é um projeto ambicioso. "O Wiki Nacional vai promover uma reviravolta nos procedimentos da Justiça do Trabalho ao facilitar, simplificar, tornar mais célere e, principalmente, demandar um tempo de treinamento muito menor para o servidor. Os ganhos serão inúmeros, inclusive para magistrados e, mais na ponta, para o jurisdicionado".

As páginas do ambiente Wiki são criadas de forma colaborativa, em constante expansão e aprimoramento, que visam reunir conhecimentos e experiências sobre um tema. No caso do Projeto Nacional do Fluxo Otimizado, a ideia é estabelecer fluxos de procedimentos do Processo Judicial Eletrônico (Pje) em suas três fases, para unificar e otimizar o trabalho nas varas de todo país.

Nesta terça (6), os trabalhos foram conduzidos pela juíza auxiliar da Corregedoria do TRT-15, Lúcia Zimmermann. A magistrada fez uma apresentação do fluxo de conhecimento e abriu espaço para debates.

Unidade Responsável:
Comunicação Social