Culminância do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania reúne cerca de 150 participantes em Indaiatuba

Conteúdo da Notícia

Com informações e fotos da Amatra15

Cerca de 150 participantes, entre magistrados da Justiça do Trabalho da 15ª Região, professores e alunos das escolas públicas municipais de Indaiatuba, prestigiaram o encontro para Culminância do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania, realizado no dia 21 de novembro, na Escola Ambiental Bosque do Saber.

Prestigiaram o evento o vice-presidente judicial do TRT-15, desembargador Edmundo Fraga Lopes, e a juíza Adriene Sidnei de Moura David, titular da 2ª Vara do Trabalho de Piracicaba e integrante da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Amatra XV.

Compuseram, também, a mesa de abertura as seguintes autoridades: o procurador do trabalho Paulo Penteado Crestana, coordenador regional da Coordenadoria de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente do MPT (Coordinfância), o corregedor-geral de Indaiatuba, Antônio Carlos Pinheiro, a secretária de educação de Indaiatuba, Rita de Cássia Trasferetti, o gestor da Escola Municipal de Educação Básica Prof.ª Áurea Moreira da Costa, professor João Carlos Nunes Pereira, e a gestora da EMEB Prof. Leonel José Vitorino Ribeiro, professora Vânia Accioly Cahet.

Após as saudações iniciais proferidas pelas autoridades à mesa de abertura, o professor João Carlos Nunes Pereira e a professora Vânia Accioly Cahet receberam a placa da Anamatra pela participação das respectivas escolas no TJC. O aluno Valdir Chiérico Barbosa e a aluna Genivalda Santos de Jesus receberam os certificados de participação no Programa, emitidos em parceria com a Secretaria Educação de Indaiatuba. Os demais alunos receberão os certificados até o fim do ano.

Posteriormente, o aluno Emerson Rogério Franco leu o texto redigido pelos alunos da Educação de Jovens e Adultos da EMEB Prof.ª Áurea Moreira da Costa sobre os conhecimentos construídos com o TJC na escola e foi apresentado um vídeo com o registro das atividades desenvolvidas em 2018. O mesmo procedimento foi realizado pela aluna Ozilene Paula de Oliveira, da EMEB Prof. Leonel José V. Ribeiro.

Encerrando a programação, os alunos do 5º ano da EMEB Prof. Leonel José V. Ribeiro fizeram uma breve apresentação a respeito do combate ao trabalho infantil e da expectativa de um futuro promissor para todas as crianças.

Para a juíza Adriene Sidnei de Moura David "trata-se do momento de maior efetividade do Programa. A culminância reflete o aprendizado e, mais uma vez, multiplica conhecimento. O prestígio proporcionado pelas autoridades presentes, representantes de várias instituições, reforça a importância do Programa e o seu reconhecimento como instrumento de transformação da sociedade."

Unidade Responsável:
Comunicação Social