Curso realizado pela Escola Judicial formará mais mediadores para as varas do trabalho do TRT-15

Conteúdo da Notícia

Teve início na manhã desta quarta-feira, 2/5, na Escola Judicial do TRT-15, o curso "Formação de Mediadores e Formação de Formadores em Mediação e Supervisores de Estágio". O curso, organizado pela Ejud, atende uma demanda da Presidência do Regional que prevê pelo menos um mediador em cada vara do trabalho da 15ª. Nessa quinta edição do curso, 59 servidores, 18 juízes e a desembargadora Ana Paula Pellegrina Lockmann, vice-diretora da escola, participam dos três dias do curso que, em alguns momentos, se volta para todos os envolvidos e, em outros, trata de assuntos específicos para magistrados e servidores.

Compuseram a Mesa Alta da abertura do evento, além da desembargadora Ana Paula Pellegrina Lockmann, a vice-presidente administrativo da Corte, desembargadora Helena Rosa Mônaco da Silva Lins Coelho, representando o presidente do TRT-15, desembargador Fernando da Silva Borges, e a desembargadora Gisela Rodrigues Magalhães de Araujo e Moraes, grande incentivadora do tema "mediação" na 15ª e primeira palestrante do curso do dia, a tratar do tema "Mediação – Nova forma de atuação da Justiça do Trabalho".

A vice-diretora da escola, desembargadora Ana Paula Lockmann, abriu o evento lembrando o sucesso da mediação no Regional, devido principalmente, segundo ela, ao esforço e dedicação de magistradas como a colega Gisela de Araujo Moraes, a desembargadora Maria Inês Corrêa de Cerqueira César Targa, "entusiasta e estudiosa do assunto com trabalhos publicados", além das juízas Ana Cláudia Torres Vianna (titular da 6ª VT de Campinas e coordenadora do Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejusc-JT de Campinas), e Kathleen Mecchi Zarins Stamato (titular da VT de Bragança Paulista e coordenadora do Cejusc de segundo grau da 15ª), entre outros. A vice-diretora salientou que todas elas são "a alma desse trabalho de formação da cultura de mediação na 15ª", o que se reflete em resultados positivos na conciliação mas também no grande interesse dos servidores e magistrados no curso promovido pela Escola, que registrou o maior número de inscritos, em comparação aos anteriores.

A vice-presidente administrativa, desembargadora Helena Rosa, ressaltou a importância da mediação como "forma consensual de solução de conflitos" e suas principais características de "aproximar as partes, possibilitar o diálogo e 'desarmar' os envolvidos no litígio". Segundo a magistrada, o ponto alto da mediação é a ética, "por levar em conta, mais que a própria conciliação, o relacionamento humano".

Programa

Nos três dias de curso, os participantes terão módulos comuns e específicos. Dentre os comuns, em que servidores e juízes participam juntos, estão aqueles que abordam o Código de Ética, técnicas de mediação, noções de psicologia aplicada na solução de conflito e cálculos para mediação. Dentre os módulos voltados para magistrados, estão os que tratam dos Cejuscs na Justiça do Trabalho e estágio, além das visitas técnicas aos Cejuscs do Tribunal de Justiça e Tribunal Regional Federal. Dentre os que são destinados aos servidores, estão os que abordam as instruções de relatórios e atas de audiência, e as simulações de audiências.

Dentre os palestrantes, o curso conta com as desembargadoras Gisela Rodrigues Magalhães de Araujo e Moraes e Maria Inês Correa de Cerqueira César Targa, e com as juízas Ana Cláudia Torres Vianna, Isabela Tófano de Campos Leite Pereira (titular da 3ª VT de Piracicaba), Kathleen Mecchi Zarins Stamato, Amanda Barbosa (coordenadora do Cejusc de Ribeirão Preto) e o juiz Rogério Neiva Pinheiro (auxiliar da Vice-Presidência do TRT-10 – DF e Tocantins). Além dos magistrados, colaboram também como docentes as servidoras Adriana Araújo Campos (assistente técnico do Cejusc do 2º grau), Bruna de Cassia Muniz Bossa (assistente técnico de Gabinete), Flávia Pinaud de Oliveira Mafort (assistente técnico do Cejusc de Campinas) e o perito contábil Leandro Colaço Marques.

Unidade Responsável:
Comunicação Social