Desembargadora Tereza Asta participa de lançamento do Livro sobre o maestro Carlos Gomes
A desembargadora Tereza Aparecida Asta Gemignani, membro da Comissão de Preservação da Memória do TRT da 15ª Região, representou o presidente do Tribunal, desembargador Fernando da Silva Borges, em evento ocorrido na Catedral Metropolitana de Campinas, por ocasião do lançamento do livro "Carlos Gomes – O Sono Eterno no Berço Natal", de autoria do historiador Jorge Alves de Lima, colaborador com o acervo do Centro de Memória Arquivo e Cultura (CMAC) do TRT-15.
A desembargadora Tereza Asta, juntamente com o autor Jorge Alves de Lima, são acadêmicos, membros da Academia Campinense de Letras, que atualmente é presidida pelo desembargador aposentado do Tribunal Luís Carlos Cândido Martins Sotero da Silva, presidente deste Regional no biênio 2008-2010.
A obra, considerada de grande importância para a história de Campinas, cidade-sede do TRT da 15ª Região, é o terceiro volume de uma série que começou a ser publicada em 2016. Detalha os últimos dias de Carlos Gomes na capital paraense e relata a chegada do corpo do maestro a Campinas, em 24 de outubro de 1896, vindo de Belém (PA), após passar por Salvador, Rio de Janeiro e Santos, até o seu velório na Catedral (Matriz Nova), que durou três dias.
Nas edições anteriores, Lima discorreu sobre a vida de Carlos Gomes, que nasceu em Campinas, teve seu talento reconhecido no Rio de Janeiro e acabou se mudando para a Europa, onde fez carreira como o mais importante maestro brasileiro.
- 4 visualizações