Dezenove servidores da Secretaria de Saúde participam de oficina de perícia psiquiátrica, promovida pela Escola Judicial
Por Ademar Lopes Junior
Teve início na manhã desta quinta-feira, 15/3, no auditório da Escola Judicial do TRT-15, a Oficina de Perícia Psiquiátrica, que reuniu 19 servidores da Secretaria de Saúde da 15ª de diferentes áreas (medicina, enfermagem, assistência social, psicologia e fisioterapia), todos responsáveis pela realização de perícia em portadores de patologias psiquiátricas. O curso de 15 horas/aula tem duração de dois dias (quinta e sexta-feira) e foi ministrado pela psicóloga Myriam Cristina Mazieiro e pelo médico Ricardo Baccarelli Carvalho, ambos do Instituto de Psiquiatria da Universidade de São Paulo (USP).
O curso visa, fundamentalmente, oferecer aos participantes meios para avaliar a capacidade laborativa dos servidores que apresentem patologias psiquiátricas, identificar o nexo de causalidade entre o trabalho desenvolvido e essas patologias, e diferenciar e analisar nas perícias os temas alienação mental, interdição e imputabilidade penal.
A psicóloga Myriam Mazieiro afirmou que o foco principal da oficina é "entender como o trabalho pode se relacionar com a saúde e, também, como entender o adoecimento mental relacionado ao trabalho". Segundo a palestrante, os transtornos mentais representam atualmente uma das principais causas de afastamento do trabalho.
- 8 visualizações