Estudantes de Jundiaí e Araraquara visitam sede do TRT-15
O Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região recebeu na tarde desta quarta-feira, 12/9, a visita de aproximadamente 80 estudantes de direito, acompanhados dos professores Cassio Bardi da Fonseca, do Centro Universitário Padre Anchieta, de Jundiaí, e Enivaldo Aparecido de Pietre, da Universidade de Araraquara (Uniara).
A visita teve início no Plenário "Ministro Coqueijo Costa", situado no 3º andar do edifício-sede do Tribunal, onde os alunos participaram da tradicional sessão de fotos com a beca na tribuna de sustentação oral, receberam apostilas informativas sobre a 15ª Região e assistiram ao vídeo institucional do TRT. Antes do início da Seção de Dissídios Coletivos, o vice-presidente judicial da 15ª, desembargador Edmundo Fraga Lopes, na ocasião presidindo regimentalmente a SDC, deu as boas-vindas aos estudantes e destacou o trabalho do Tribunal, lembrando o resultado do relatório Justiça em Números do CNJ, que apontou o TRT-15 como o único com 100% de produtividade entre os cinco maiores do País.
O desembargador Lorival Ferreira dos Santos, presidente do Tribunal no biênio 2014-2016 e que também integra a SDC, conversou rapidamente com os estudantes, e explicou sobre a composição da Seção, os processos julgados e a ordem dos julgamentos.
Na sequência das atividades, os estudantes seguiram para o Centro de Memória, Arquivo e Cultura (CMAC) do TRT-15, no 4º andar do edifício-sede do Regional. O espaço contém documentos e imagens que contam a história do trabalho no Brasil e, também, no âmbito da 15ª Região.
Em seguida, os estudantes seguiram para o auditório 1 da Escola Judicial (Ejud) e foram recebidos pelo desembargador Eduardo Benedito de Oliveira Zanella. O magistrado registrou a alegria em ser convidado pela escola para conversar com os estudantes e disse ser de grande importância as visitas dos graduandos.
O desembargador Zanella, que preside o Comitê de Erradicação do Trabalho Escravo, Tráfico de Pessoas e Discriminação do TRT-15, falou com os estudantes sobre o assunto e reafirmou a importância dos esforços do tribunal para acabar com essa prática. A partir de vídeo exibido durante a palestra, o desembargador explicou aos estudantes que o tema é atual e constante.
O magistrado também abordou outros assuntos da atualidade, como a reforma trabalhista e, mais especificamente, questões como horas in itinere e tempo à disposição da empresa.
- 1 visualização