Fórum Trabalhista de Campinas recebe novo sistema de monitoramento de segurança

Conteúdo da Notícia

Por Ademar Lopes Junior

O presidente do TRT-15, desembargador Fernando da Silva Borges, visitou, na manhã desta quarta, 28/2, no Fórum Trabalhista de Campinas, as novas instalações do sistema de monitoramento de segurança. O presidente foi acompanhado de membros da Comissão de Segurança do Regional, os desembargadores Lorival Ferreira dos Santos, presidente da Corte no biênio 2014-2016, Manuel Soares Ferreira Carradita, Helcio Dantas Lobo Junior e Luciane Storel da Silva. Participaram também da visita, os magistrados Marcos da Silva Porto, diretor do FT local e titular da 9ª VT, Ana Claudia Torres Vianna, titular da 6ª VT e coordenadora do Cejusc de 1º Grau de Campinas, Flávio Landi, titular da 2ª VT Juliana Benatti, titular da 7ª VT, além das juízas substitutas, Camila Ceroni Scarabelli, coordenadora do Juizado Especial da Infância e Adolescência (JEIA) da Circunscrição de Campinas, e Érica Escarassatte e Elise Gasparotto de Lima. Compareceram ainda o diretor-geral do Regional, Adlei Cristian Carvalho Pereira Schlosser, e o assessor de segurança e transportes, Cel Carlos de Carvalho Junior.

Na sala instalada no térreo do FT de Campinas, o agente de segurança Antonio Carlos Oliveira fez uma explanação sobre o novo sistema de monitoramento de segurança, instalado há cerca de um mês no fórum e que é o mais moderno do Regional. Composto por três centrais (NVR) com capacidade de cinco terabytes cada uma, o novo sistema possui três câmeras que filmam em 360º e 96 câmeras que gravam simultaneamente e sem interrupção todos os ambientes do prédio, e apresentam as imagens sequenciais ao vivo de diferentes pontos de cada andar. Além disso, o sistema permite se fazer foto a partir das imagens gravadas, que ficam à disposição por trinta dias. O agente ressaltou também que pelo novo sistema instalado, cada uma das doze varas do trabalho dispõe de uma central com "botão de pânico", que pode ser acionado, se necessário, pelo juiz.

O assessor de segurança do Regional, Cel Carlos de Carvalho Junior, afirmou que o novo sistema é o mais moderno da instituição, mas ressaltou que o edifício-sede judicial e alguns fóruns, como o de São José dos Campos, São José do Rio Preto e Ribeirão Preto, também contam com monitoramento de segurança semelhante. Segundo o assessor de segurança, "a ideia é instalar num futuro próximo o mesmo monitoramento em todos os fóruns de sede de Circunscrição". Nos FTs de Sorocaba e Presidente Prudente, a instalação do sistema já está em processo de aquisição, e nos FTs de Araçatuba e Bauru, está em andamento um projeto.

O presidente Fernando Borges agradeceu aos membros da Comissão de Segurança da 15ª pelo empenho e lembrou que, apesar das restrições orçamentárias, a Administração tem dado prioridade à segurança das pessoas e dos prédios. Ao todo, cerca de 1.500 pessoas frequentam diariamente o FT de Campinas.

Unidade Responsável:
Comunicação Social