Magistrados e servidores de Santa Bárbara d’Oeste, Itu e Piedade participam do Curso de Formação Continuada em PJe 2018
Servidores das Varas do Trabalho (VTs) de Santa Bárbara d'Oeste, Itu e Piedade suspenderam suas atividades normais nestas segunda e terça-feira (23 e 24/4) para participar do Curso de Formação Continuada em Processo Judicial Eletrônico 2018 – 1º Grau, promovido pela Escola Judicial (Ejud) do TRT-15, simultaneamente, nas três unidades. A capacitação, ministrada por servidores formadores, incluiu também os juízes titulares e substitutos que atuam nessas VTs, os quais, mesmo mantendo as pautas de audiências anteriormente programadas, reservaram duas horas para se atualizar na utilização da ferramenta.
Até o final de setembro, a iniciativa será replicada nas mais de cem cidades em que a Justiça do Trabalho da 15ª Região está instalada, seguindo um cronograma predefinido [veja aqui]. Magistrados e servidores serão capacitados a utilizar todos os recursos do processo eletrônico, a tramitar os processos de forma otimizada na nova versão do PJe (a 2.0 KZ, que vem da palavra japonesa "kaizen", ou "caminho para melhor") e a analisar adequadamente os relatórios gerenciaIs da unidade, a fim de identificar eventuais inconsistências e as prioridades de tramitação processual. Serão promovidas também capacitações específicas para oficiais de justiça, para servidores com necessidades especiais e para aqueles que atuam nas divisões de execução e nos Centros Judiciários de Métodos Consensuais de Solução de Disputas da Justiça do Trabalho (Cejuscs-JT).
Abordagem teórico-prática
Em Santa Bárbara d'Oeste, o curso foi ministrado na sede da VT pelos formadores Rodrigo Gonçalves Dias Agostineto e Univer Cristiano Nogueira da Silva, diretores de secretaria, respectivamente, da 2ª VT de Americana e da 1ª VT de Campinas. A servidora Elena Cristina Maschietto Pucinelli, do Setor de Formação da Ejud, também participou da capacitação, que incluiu tambem a realização de exercícios práticos na secretaria da unidade.
Ao abrir o evento, Rodrigo Agostineto lembrou que "apenas uma pequena parte da nova versão do PJe está pronta, e por isso algumas funcionalidades ainda serão remetidas ao painel antigo". Ele antecipou, contudo, que até o final de 2019 a 2.0 KZ deverá estar totalmente finalizada.
Já em Itu os professores foram a diretora de secretaria da VT de Piedade, Renata Monteiro Gomes de Oliveira, e a secretária de audiência da unidade, Thais de Aguiar Rolim de Abreu Rosa. O curso em Piedade ficou a cargo de Alexandre Grando, diretor de secretaria da VT de Tietê, e de Isaias Clemente, da Ejud.
- 6 visualizações