Novos servidores participam de curso de integração, desenvolvido pela Escola Judicial
A vice-diretora da Escola Judicial do TRT-15, desembargadora Ana Paula Pellegrina Lockmann, recepcionou, na manhã de segunda-feira, 19/2, os 22 novos servidores do Regional que participam, ao longo desta semana, nas dependências da Escola Judicial, do Programa de Formação Inicial de Servidores. A magistrada, que conduziu a cerimônia de abertura, falou da importância do programa, criado pela Escola, e que visa à formação e integração dos servidores que ingressaram no último ano no tribunal. Os atuais participantes tomaram posse entre março de 2017 e janeiro de 2018, e estão espalhados pelas oito Circunscrições.
A desembargadora Ana Paula ressaltou a necessidade de os novos servidores conhecerem "as engrenagens do tribunal" e a importância de se sentirem parte de um dos tribunais mais respeitáveis do país, "segundo maior em movimentação processual e em extensão, com suas 153 varas do trabalho e mais dez postos avançados". A magistrada salientou também outro objetivo do curso de formação, que é "proporcionar aos servidores um encontro prazeroso e de engrandecimento pessoal".
A vice-diretora da Escola Judicial encerrou sua exposição com a apresentação do programa, destacando tanto a relevância dos temas quanto a capacidade e excelência dos expositores e palestrantes.
O programa
Nos cinco dias de programação elaborada pela Escola Judicial da 15ª, os novos servidores deverão participar de palestras e oficinas, com abordagem de temas os mais variados, mas de interesse à atuação deles no trabalho. No primeiro dia, logo após a cerimônia de abertura e de uma explanação sobre "Relações interpessoais no trabalho", a cargo dos servidores da área de Saúde do Regional Adelina Ohashi, Francielle Barbosa Prado, Gilberto Semensato e Raquel Lorca Vieira, os novos funcionários da 15ª assistiram no início da tarde, à palestra "Ética no Serviço Público", ministrada pelo coordenador do Núcleo Permanente de Mediação e Conciliação da Justiça do Trabalho (Nupemec-JT) do TRT-15, o desembargador José Otávio de Souza Ferreira. Em seguida, receberam as boas-vindas do presidente do Regional, desembargador Fernando da Silva Borges, no "Encontro com o Presidente", atividade que ocorreu no Gabinete da Presidência, fechando os trabalhos do dia.
Na terça-feira, 20/2, no período da manhã, os novos servidores assistem às palestras "A Justiça do Trabalho no Mundo Contemporâneo", ministrada pelo diretor da Escola Judicial, o desembargador Manoel Carlos Toledo Filho, e "Medidas Preventivas e corretivas para a Manutenção da Saúde", a cargo dos servidores Marcos Pereira Dorea e Fauzi El Kadri Filho, que atuam na Secretaria de Saúde do TRT-15, respectivamente como médico e fisioterapeuta.
No período da tarde, as atividades pedagógicas trataram de temas como previdência complementar e estrutura e organização do TRT-15, respectivamente ministrados pelo diretor-geral da Secretaria do Supremo Tribunal Federal, Amarildo Vieira de Oliveira, e pelo diretor-geral do TRT-15, Adlei Cristian Carvalho Pereira Schlosser.
Na quarta-feira, 21/2, os servidores participam, ao longo de todo o dia, da dinâmica de grupo "Comunicação Assertiva", conduzida pela secretária de Gestão de Pessoas do TRT-10 (DF), Rosemary Domingues Wargas.
Na quinta-feira, 22/2, as atividades, de caráter mais informativo, abordam desde uma apresentação do programa de formação inicial de servidores, pela assessora da Escola Judicial, Lara de Paula Jorge. Passam ainda por uma apresentação da Biblioteca e da Revista do Tribunal, orientada pela assistente da Biblioteca do TRT-15, Emmannuela Freitas de Caldas, e continua com o tema "Segurança no Trabalho", apresentado pelo assessor de segurança e transportes do TRT-15, Cel. Carlos de Carvalho Júnior. No período vespertino, os temas abordam desenvolvimento da carreira e avaliação de desempenho e adicionais de qualificação, apresentado pela diretora da Coordenadoria de Desenvolvimento de Pessoas, Izabel Cristina Braga Arroyo, e uma palestra sobre "Organização do Trabalho na Secretaria de VT", apresentada por Isaías Clemente, da Escola Judicial.
Na sexta-feira, 23/2, último dia do programa, os servidores participam de uma exposição sobre fluxo processual e as dúvidas mais recorrentes sobre o processo judicial eletrônico (PJe), atividade conduzida pelos servidores Isaías Clemente, da Escola Judicial, e Massaco Okamoto Albrecht, do Núcleo de Apoio do PJe aos servidores do segundo grau.
- 24 visualizações