Promovido pela Escola Judicial do TRT-15, curso sobre desenvolvimento de gestores propõe reflexão a respeito das diferenças entre chefes e líderes
Por Julia Pereira e Sarah Barros
Teve início na manhã desta segunda-feira, 25, nos auditórios 3 e 4 da Escola Judicial (Ejud) do TRT da 15ª Região, no 5º andar do edifício-sede da Corte, em Campinas, o curso Desenvolvimento de Gestores, destinado a uma turma de 47 servidores que atuam nas áreas judicial (segundo grau de jurisdição) e administrativa do Tribunal, em cargos de chefia, coordenação e assessoria ou no comando das secretarias do Regional. Ministrado pelo pedagogo e músico José Renato Gimenes das Neves, pós-graduado em Psicologia Organizacional, e pela psicóloga Rosemary Domingues Wargas, do TRT-10 (DF e TO), o curso, com 15 horas-aula, termina nesta terça, 26.
Em nome do diretor da Ejud, desembargador Manoel Carlos Toledo Filho, e do Conselho Consultivo da Escola, do qual faz parte, a desembargadora Maria Inês Corrêa de Cerqueira César Targa deu as boas-vindas aos participantes do curso e propôs, de início, uma reflexão: "O que é ser chefe e o que é ser líder?". Para a magistrada, o líder, diferentemente do chefe, é alguém que ajuda seus subordinados a alcançar um crescimento pessoal e profissional.
O curso visa preparar os gestores do Regional para o atual contexto de mudanças por que passam as áreas administrativa e judicial, principalmente no que se refere à liderança. Nos dois dias de atividades, os servidores participam de oficinas com foco na identificação de habilidades e na necessidade de capacitação, bem como em ideias para o progresso contínuo da equipe. No primeiro dia, a partir de dinâmicas em grupo que contaram com música e dança, os gestores fizeram exercícios focados em vínculos e no desenvolvimento tanto de liderança quanto de equipe, além de relações de autoconhecimento e comunicação. Na terça-feira, as atividades ressaltam temas como qualidade de vida e bem-estar no trabalho.
Outras duas turmas de servidores também farão o curso, nos meses de julho e novembro de 2018.
- 9 visualizações