Vice-Presidência Judicial promove terceira Jornada de Capacitação
Nesta sexta-feira, 26/10, aconteceu a 3ª Jornada de Capacitação da Vice-Presidência Judicial (VPJ) do TRT-15, realizada na Escola Judicial da 15ª Região (Ejud-15). Na abertura dos trabalhos, o desembargador Edmundo Fraga Lopes, vice-presidente judicial, contou que a primeira capacitação ocorreu em 2017, com o objetivo de trocar experiências e de aperfeiçoamento de toda a equipe da VPJ. Com o sucesso da atividade, continuou o desembargador, houve uma parceria com a Ejud para construir uma proposta pedagógica e de incluí-la no planejamento anual da Escola. Entre as várias atividades do dia, o desembargador Edmundo enfatizou a palestra do ministro do TST (Tribunal Superior do Trabalho) Alexandre Luiz Ramos, intitulada "Temas Atuais em Recurso de Revista", explicando o destaque porque "o Ministro é o destinatário final do nosso serviço".
O desembargador Edmundo Fraga Lopes registrou, ainda, que a data de realização dessa 3ª Jornada de Capacitação teve o objetivo de contemplar a transição da nova direção da VPJ, que passará a ser comandada pela desembargadora Tereza Aparecida Asta Gemignani, eleita para o biênio 2018-2020.
Acompanhada pela futura juíza-axiliar da VPJ, Daniela Macia Ferraz Giannini, e pelos servidores de seu gabinete, a desembargadora Tereza Asta agradeceu o convite para participar da atividade e sublinhou que "conta com a valorosa colaboração" da equipe da VPJ. A magistrada disse ter um estilo de "administração direto" e que estará de "portas abertas para ouvir problemas e sugestões".
Na sequência dos trabalhos, o juiz-auxiliar da VPJ, Renato Henry Sant'Anna, apresentou alguns números para que os presentes possam "entender o que está acontecendo em termos de movimentação processual" na VPJ. O magistrado também abordou o Projeto ConciliaRR (Conciliação em Recurso de Revista), e destacou o índice de 40% de sucesso nas conciliações realizadas. O juiz-auxiliar também explicou a dinâmica itinerante do projeto, que tem utilizado a estrutura dos Cejusc's (Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas da Justiça do Trabalho) para levar a conciliação em Recurso de Revista diretamente às sedes das circunscrições do Tribunal, tal como as realizadas em Bauru e em Ribeirão Preto.
Além da palestra proferida pelo Ministro do TST Alexandre Luiz Ramos, o cronograma da 3ª Capacitação incluiu oficinas sobre as funcionalidades do Pje-KZ, ministrada pela servidora Massaco Okamoto Albrecht, do Núcleo de Apoio do PJe, e sobre a elaboração de minutas de decisão de embargos de declaração, com o servidor Humberto Bersani, da Assessoria de Recurso de Revista.
- 9 visualizações