Doação de 80 toneladas de processos a uma cooperativa de catadores reforça papel social do TRT-15

Conteúdo da Notícia

Cerca de 135 mil processos judiciais findos que tramitaram no Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região e passaram por uma triagem criteriosa com base em análise documental e histórica foram doados para a Cooperativa de Profissionais da Área de Reciclagem do Brasil (Cooperlínia Ambiental do Brasil). A retirada ocorreu na manhã desta terça-feira, 29/10, no Arquivo Central do TRT-15, em Paulínia, e contou com a participação, entre outros, das servidoras Sandra Amador Costa Souza, da Seçao de Gestão de Arquivo Intermediário, Cristina Paula Pera, da Coordenadoria de Distribuição de Feitos de 2ª Instância, e Thaís Martins Lepesteur, da Seção de Gestão de Arquivo Permanente do Centro de Memória, Arquivo e Cultura (Cmac).

O projeto, batizado de "Papel Social", vai beneficiar 23 cooperados, além de 33 reeducandos em regime semiaberto da Fundação de Amparo ao Preso (Funap) "Prof. Dr. Manoel Pimentel" que atuam na cooperativa. O total foi estimado em aproximadamente 80 toneladas de papel, segundo o diretor presidente da Cooperlínia, José Carlos da Silva, o suficiente para lotar seis caminhões-caçamba. Ainda segundo o diretor, a doação deverá render aproximadamente R$ 50 mil à cooperativa. A Cooperlínia também pretende destinar 10% do valor obtido com a comercialização do material para a associação Amigos Unidos por Amor Contra o Câncer (AUPACC).

Para a presidente do  TRT da 15ª Região, desembargadora Gisela Rodrigues Magalhães de Araujo e Moraes, na qualidade de signatário do Pacto Global das Nações Unidas e de detentor do Selo A3P Verde de Sustentabilidade na Administração Pública, é dever do Tribunal adotar iniciativas sustentáveis. "Por meio de ações como esta, o TRT da 15ª Região reitera seu compromisso com a preservação do meio ambiente e se posiciona como uma instituição que se organiza para operar a redução e a erradicação de impactos socioambientais negativos gerados a partir de suas atividades, bem como fomentar o uso racional dos recursos naturais, o respeito à sociedade e ao meio ambiente", salienta.

A iniciativa de destinação dos processos findos está em conformidade com a Plataforma Agenda 2030, da ONU, mais especificamente ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) número 12, que trata dos padrões de produção e consumo sustentáveis.

A presidente ressaltou ainda o viés social da iniciativa, "um ciclo do bem", uma vez que a cooperativa é uma sociedade sem fins lucrativos e "possui convênio assinado com a Fundação de Amparo ao Preso", mantendo "33 postos de trabalho para reeducandos em regime semiaberto, os quais recebem um salário-mínimo mensal", além de uma redução de pena, e suas atividades contribuem para a qualificação profissional e experiência, "conferindo maior probabilidade de colocação no mercado de trabalho, após o cumprimento da pena".

Com sede em Campinas e jurisdição em 599 municípios paulistas, o TRT-15 foi pioneiro na implantação do Processo Judicial Eletrônico (PJe), transformando a rotina de suas 153 unidades judiciárias com a eliminação do papel. Engajado em aliar sustentabilidade e gestão de documentos, o Tribunal, por intermédio da Coordenadoria de Gestão Documental e da Assessoria de Gestão Estratégica, busca executar ações em consonância com o Plano de Logística Sustentável para favorecer o desenvolvimento, o cumprimento e a divulgação de práticas ambientais e que fomentem o exercício da cidadania e a cultura da sustentabilidade.

Estima-se que as 80 toneladas de resíduos recicláveis doados levarão à redução de cerca de 250% de consumo de energia elétrica, em relação ao processo tradicional para obtenção de papel a partir da polpa de madeira. Além disso, essa prática evitará a emissão de cerca de 210 toneladas de dióxido de carbono na atmosfera, reduzirá o consumo de água, aumentará a vida útil dos materiais e minimizará a utilização de aterros sanitários.

A Coordenadoria de Gestão Documental do TRT-15 já havia doado em fevereiro deste ano, um lote de 16,8 toneladas de papel, fruto de descarte de 24.013 processos judiciais, à Cooperlínia Ambiental do Brasil. O montante rendeu quase R$ 12 mil à instituição, que se candidatou a receber o material atendendo ao Edital de Eliminação publicado no Diário Eletrônico da Justiça do Trabalho (DEJT) pelo TRT-15. Esta nova iniciativa do projeto "Papel Social" é a maior já registrada no Tribunal.  

Unidade Responsável:
Comunicação Social