Em Sorocaba, ação de sensibilização para formação de cães-guia para pessoas com deficiência visual mobiliza o Fórum Trabalhista
A Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão do TRT-15 e o Instituto Magnus de formação de cães-guia para pessoas com deficiência realizaram, na terça-feira, 24/9, no Fórum Trabalhista de Sorocaba, uma ação de sensibilização para cadastrar famílias voluntárias socializadoras, cujo papel é acolher os filhotes por um ano e ambientá-los nos mais diversos espaços de convivência social e com outros animais. Na atividade, que contou com uma grande participação de magistrados, advogados servidores, estagiários e terceirizados, os frequentadores do Fórum puderam conhecer e realizar uma vivência com três cães-guias em formação.
Após um ano com a família socializadora, o futuro cão-guia retorna ao Instituto para completar o treinamento e, assim, ser entregue a uma pessoa com deficiência visual. Atualmente, apenas famílias da Região Metropolitana de Sorocaba podem se cadastrar, devido à necessidade de acompanhamento. O Instituto Magnus é único centro de formação de cães-guia da região sudeste, sendo que há apenas mais 3 outros centros no Brasil (2 na região Sul e 1 na região Centro-Oeste). Atualmente, há cerca de 200 cães-guia em atividade no País e uma fila de espera de, pelo menos, duas mil pessoas com deficiência visual. No ano de 2019, o Instituto Magnus deve entregar mais 18 novos cães-guia e pretende aumentar este número a cada ano. Para que o Instituto atinja sua plena capacidade na formação de cães-guia, são necessárias mais famílias socializadoras.
A Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão do TRT-15 é presidida pelo juiz auxiliar da Presidência do Tribunal, Alvaro dos Santos, e composta pelo juiz Rafael de Almeida Martins e pelos servidores Sisenando Gomes Calixto de Sousa, Ana Paola Corsi Moreira, João Augusto Germer Britto, Flávio Roberto Opúsculo Cabral e Fauzi El Kadri Filho. Os servidores Jairo Maurano Machado, Marcos Geraldo de Castro Justino e Cristhiane Bolognesi Saraiva Tokarski são suplentes.
Conheça o projeto e saiba como acolher um cão-guia por um ano: https://www.institutomagnus.org/programas/cao-guia/familia-voluntaria
- 47 visualizações