Energia Elétrica

Conteúdo da Notícia

Diariamente, você faz funcionar luzes e eletrodomésticos como chuveiros, computadores, liquidificadores etc. Também ouve música ou notícias no rádio, assiste a programas de TV, lava e seca roupas em máquinas, usa elevadores, escadas rolantes, climatização de ambientes (ar condicionado ou aquecedores). Você já pensou em quanta Natureza é preciso "empregar" para fazer tudo isso funcionar?

No Brasil a maior parte da energia elétrica consumida é produzida por hidroelétricas, que exigem, para seu funcionamento, a construção de grandes barragens.

Assim, com o aumento de consumo e a decorrente necessidade de produzir cada vez mais energia elétrica, torna-se necessário represar mais rios e inundar mais áreas, reduzindo as florestas, impactando a vida de milhares de outros seres vivos, retirando comunidades de suas terras e alterando os climas locais e regionais como aumento das superfícies de evaporação.

Repense e adquira novos hábitos! Contribua para o planeta! Você já conhece muitas formas de economizar, mas não custa lembrar:

-Fios mal dimensionados nas instalações elétricas geram superaquecimento, e desperdiçam energia, além de provocar acidentes.

-Faça a iluminação da sua residência ou estabelecimento com racionalidade. Prefira sempre a iluminação natural e troque as lâmpadas incandescentes por fluorescentes. Ligue enquanto usar e desligue quando não precisar mais.

-Não deixe portas e janelas abertas em ambientes com ar-condicionado e mantenha os filtros limpos.

-Não deixe a porta da geladeira aberta mais tempo que o necessário e verifique se a borracha está em boas condições.

-Juntar roupas para passar de uma só vez, e use máquinas de lavar louça e roupa apenas quando estiverem cheias.

-Use o chuveiro elétrico na posição verão ou morno e evite banhos demorados.

Fontes:
www.wwf.org.br
www2.aneel.gov.br
http://www.eletrobrasamazonas.com

Unidade Responsável:
Comunicação Social