Estudantes de Bauru e Osasco visitam a sede do TRT-15

Conteúdo da Notícia

O Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região recebeu na tarde desta quarta-feira, 22/05, a visita de 75 estudantes de direito, acompanhados de seus professores. Representando a Faculdade Anhanguera de Osasco vieram os professores Vagner Francisco Olegário e Catarina Ribeiro Franco. Já os professores das Faculdades Integradas de Bauru (FIB) foram Mônica Martins e Tales Manoel Lima Vialôgo.

 

Após a foto oficial em frente ao edifício-sede do Tribunal, os estudantes foram recepcionados no Plenário Ministro Coqueijo Costa, no 3º andar do edifício, onde os alunos receberam apostilas informativas sobre a 15ª Região e foram fotografados vestindo a beca, na tribuna de sustentação oral.

Os estudantes foram recebidos pelo decano da Corte, o desembargador José Pedro de Camargo Rodrigues de Souza, que, mesmo afastado por problemas de saúde, fez questão de fazer parte do evento. Antes do início da sessão da 3ª Seção de Dissídios Individuais (SDI) do Regional, o magistrado explicou para os alunos como funciona e qual é a competência do colegiado.

 

Em seguida, os universitários foram ao Centro de Memória, Arquivo e Cultura (CMAC) do TRT-15, no 4º andar do edifício, numa visita interativa em que eles puderam conhecer um pouco mais sobre a história do trabalho e da Justiça do Trabalho do País, bem como sobre o próprio TRT.

 

O desembargador José Pedro retornou para uma conversa com os estudantes no auditório da Escola Judicial da Corte (EJud-15), acompanhado do juiz auxiliar da Corregedoria Regional, Hamilton Luiz Scarabelim, ocasião em que os magistrados contaram um pouco de sua história de vida para os estudantes. O desembargador José Pedro reforçou a alegria e a importância de receber os universitários no Tribunal e afirmou que, para exercer bem as suas atividades, o magistrado precisa agir antes de tudo como ser humano. "Você precisa ser gente primeiro para ser juiz depois." Ratificando as palavras do desembargador, o juiz Hamilton Scarabelim fez questão de exaltar o lado humano de um julgamento: "Atrás de cada processo julgado há um ser humano".

 

Confira todas as fotos da visita no Flickr do TRT-15.

Unidade Responsável:
Comunicação Social