Fórum Trabalhista de Americana e OAB inauguram espaço de convívio

Conteúdo da Notícia

Área dedicada às mães inclui poltronas para amamentação e trocador

O Fórum Trabalhista de Americana inaugurou nesta segunda-feira, dia 5 de agosto, em parceria com a 48ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), uma sala de convívio destinada às mulheres, em especial àquelas em fase de amamentação. A iniciativa partiu das juízas Laura Bittencourt Ferreira Rodrigues (diretora do FT e titular da 2ª Vara do Trabalho) e Ana Paula Alvarenga Martins (titular da 1ª Vara do Trabalho), e contou com o apoio do presidente da OAB local, Rafael de Castro Garcia. Localizado ao lado da sala da OAB, o novo espaço possui nove metros quadrados e é equipado com um trocador e três poltronas para amamentação.

Cerca de 150 mulheres, entre reclamantes, advogadas e testemunhas, circulam no Fórum Trabalhista diariamente, durante o período das audiências. Entre as servidoras, há ainda três lactantes. "Preocupar-se e dar às mulheres condições dignas de integração e desenvolvimento socioafetivo de seus filhos deve ser motivo de comemoração. Saúde, bem-estar e justiça devem caminhar juntos", assinalou a presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, Gisela Rodrigues Magalhães de Araujo e Moraes, durante a cerimônia de inauguração, evidenciando a importância da iniciativa que acontece na Semana Mundial do Aleitamento Materno, instituída pela Organização Mundial de Saúde.

 

A presidente do TRT também congratulou o Fórum, a OAB e a comunidade local pela confluência de esforços, que foi determinante para a concretização da iniciativa. "Uma ação inclusiva, cidadã e de profundo significado humano e educativo", sublinhou. A OAB cedeu parte da área que ocupava para a criação do espaço e também mobilizou a comunidade local para a obtenção de recursos, garantindo doações da Viação Ouro Verde, da Rieg Perícias Contábeis, dos Supermercados Pague Menos, da Najar Têxtil e da A. Rodrigues Promoção de Vendas EPP para montagem do espaço e aquisição de móveis. A sala foi projetada gratuitamente pelo escritório de arquitetura Carla Marzochi e a proprietária da logomarca do espaço de convívio, Thiana Andreotti Ferrarezzi, cedeu os direitos autorais para utilização.

 

Para a diretora do FT, juíza Laura Bittencourt, a inauguração do espaço representa a materialização do caráter social da Justiça do Trabalho. "A justiça é feita de pessoas, com pessoas, para pessoas. Trata-se de uma justiça que tem como centralidade a dignidade da pessoa humana. Este espaço se destina ao acolhimento de todos que se propõem a enfrentar qualquer dificuldade, não apenas assumindo as responsabilidades, mas também as alegrias da maternidade, sem com isso, abandonar suas tarefas de servidoras, advogadas, trabalhadoras que aqui comparecem", ressaltou. A magistrada agradeceu ao Tribunal, à OAB, aos demais apoiadores da iniciativa e, em especial, à colega Ana Paula Alvarenga Martins, que já havia idealizado o Espaço Kids no fórum, e aos servidores Rodrigo Garcial Carniel, diretor da 2ª VT, e Walter Brandt Koch Rodrigues, agente de segurança que supervisionou as obras.

 

O presidente da subseção local da OAB, Rafael Garcia, lembrou de um episódio ocorrido no Fórum de Justiça de Nova Odessa quando uma lactante pediu orientação diante da ausência de um local adequado para amamentação e ele se sensibilizou. Segundo Garcia, todas as unidades públicas deveriam atentar sobre essa necessidade. "Conseguimos angariar o apoio necessário para que esse sonho se tornasse realidade aqui em Americana", comentou. O advogado também fez um agradecimento aos funcionários e diretores da OAB local, que não mediram esforços em busca de apoio da comunidade local para a viabilização do projeto, em especial, a Eder Almeida de Souza, da Comissão de Direito do Trabalho.

Cerca de 60 pessoas, entre servidores, advogados e autoridades, acompanharam a inauguração do Espaço Materno. Estiveram presentes os representantes da Viação Ouro Verde, Dejenane Silva e Marcos Andrade, e das Indústrias Najar, Moacir Jorge e Gisela Tadeu, além do secretário de Desenvolvimento Econômico de Nova Odessa, José Mário de Moraes.

Unidade Responsável:
Comunicação Social