Primeiro Encontro de Jovens Aprendizes do Vale do Paraíba reúne mais de 300 pessoas em Aparecida

Conteúdo da Notícia
O Juizado Especial da Infância e da Adolescência (Jeia) da Circunscrição de São José dos Campos do TRT da 15ª Região e o Fórum de Aprendizagem do Vale do Paraíba promoveram na sexta-feira, dia 18/10, no Auditório da Pousada Bom Jesus em Aparecida (SP), o Primeiro Encontro de Jovens Aprendizes da região com o objetivo de proporcionar integração, trocas de experiências e informações acerca do projeto de inclusão ao primeiro emprego. 
 
O evento reuniu mais de 300 adolescentes da região do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira que integram entidades do Sistema S, CIEE, entre outras. Com palestras e rodas de discussão sobre aprendizagem, trabalho infantil, bullying e violência, a importância da empatia, e comunicação não violenta, o evento teve como dinâmica a divisão dos jovens em grupos, cada um abordando um tema pertinente à sua formação humanística. Posteriormente, os grupos fizeram uma apresentação utilizando música, dança e outras formas de arte para trocar experiências com os demais. O evento ainda teve sorteio de brindes e foi encerrado com uma manifestação coletiva dos jovens: do térreo do prédio, eles se reuniram, cada um com uma bexiga branca nas mãos, gritando as palavras: #todospelaaprendizagem! 
 
Segundo o juiz coordenador do Jeia, Marcelo Garcia Nunes, que também é titular da 4ª Vara do Trabalho de São José dos Campos, o evento "nos deu uma grande oportunidade de ouvir os aprendizes neste mês da criança e de Nossa Senhora Aparecida". Participaram do encontro o presidente do Comitê de Erradicação do Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem do Tribunal, desembargador João Batista Martins César, o procurador do Ministério Público do Trabalho Ronaldo José de Lira e a diretora do Fórum Trabalhista de São José dos Campos, juíza Antonia Sant'Ana, titular da 3ª VT do município. O evento foi prestigiado também por autoridades estaduais e municipais da região, especialmente de Aparecida, além de representantes da Igreja Católica. 
Unidade Responsável:
Comunicação Social