Sustentabilidade é tema da abertura do Coleprecor e do Encontro de Responsabilidade Socioambiental

Conteúdo da Notícia

A presidente do TRT-15, desembargadora Gisela Rodrigues Magalhães de Araujo e Moraes, o corregedor regional, desembargador Manuel Ferreira Carradita, e o presidente da Comissão de Responsabilidade Socioambiental e Meio Ambiente do Trabalho do TRT da 15ª Região, desembargador Edmundo Fraga Lopes, participaram, na terça-feira, 29 de outubro, da solenidade conjunta de abertura da 8ª reunião do Colégio de Presidentes e Corregedores de TRTs (Coleprecor) e do 4º Encontro de Gestão da Responsabilidade Socioambiental da Justiça do Trabalho, que ocorreu no Tribunal Regional do Mato Grosso (TRT-23). As programações seguem até quinta (31), de forma separada.

Participaram também do evento, representando a 15ª Região, a desembargadora Luciane Storel, gestora dos grupos  e-Gestão e e-Gestão do Pje de 1º e 2º Graus, o diretor-geral, Adlei Cristian Carvalho Pereira Schlosser, e as servidoras Iara Cristina Gomes, assessora de Gestão Estratégica e gestora da  Política de Responsabilidade Socioambiental do TRT-15, e Ana Silvia Damasceno Cardoso Buson, secretária da Administração.

A presidente do TRT mato-grossense, desembargadora Eliney Veloso, destacou que a abertura conjunta é importante para que toda a política de sustentabilidade seja também acompanhada pelos presidentes e corregedores dos TRTs. "Em última análise, vão ser eles os responsáveis pela sua implementação", lembrou.

Para o coordenador de Gestão Estratégica do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), Joaquim Junior, a integração entre os dois eventos é um marco histórico e vai impulsionar o tema. "A Justiça do Trabalho é exemplo nesta área, mas ainda tem muitos desafios para enfrentar, sobretudo nesse cenário tão desafiador", disse.

Exposições

A palestra de abertura ficou a cargo do Advogado-Geral da União (AGU), Marcos Bliacheris, que falou sobre as múltiplas dimensões da sustentabilidade. Conforme explicou, desenvolvimento sustentável significa "atender as necessidades da geração atual sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras".

Marcos destacou que as políticas de sustentabilidade não podem ser feitas apenas pelo departamento de sustentabilidade de cada órgão, mas requerem o comprometimento de todos. "Tem que ser implementado desde o gabinete do presidente até pelo trabalhador terceirizado que está atendendo a recepção. A sustentabilidade é a junção do aspecto social, econômico e ambiental", asseverou.

Na sequência, o coordenador de Gestão Estratégica CSJT, Joaquim Junior, apresentou o panorama da responsabilidade socioambiental da Justiça do Trabalho. O estudo mostra como estão os tribunais em vários eixos, que incluem dimensões como os Direitos Humanos, as Práticas Internas de Trabalho, o Meio Ambiente, entre outros.

Joaquim abriu, em seguida, a oportunidade para que o fotojornalista Geoffrey Roy se apresentasse ao público. Convidado para participar do 4º Encontro de Gestão da Responsabilidade Socioambiental da Justiça do Trabalho, ele falou sobre a experiência de percorrer o trajeto de Brasília, onde mora, até Cuiabá pedalando. O método escolhido para a viagem foi uma forma de chamar a atenção para a necessidade de adotarmos práticas que impactem menos o meio ambiente.

Os trabalhos do primeiro dia terminaram com o painel "Acessibilidade e Inclusão", apresentado pela juíza Márcia Martins e pelos servidores Genival Barbosa e Laudisséia Figueiredo, que integram a Comissão de Acessibilidade e Inclusão do TRT de Mato Grosso, e pela coordenadora Judiciária do TJ/MT, Marielly Steinmetz.

Eventos

O Coleprecor reúne todos os presidentes e corregedores dos tribunais do trabalho do país. A entidade é um fórum para debates de temas importantes e de compartilhamento de boas práticas. Também se revela como um espaço de articulação entre os próprios regionais trabalhistas.
Já o Encontro de Gestão da Responsabilidade Socioambiental da Justiça do Trabalho busca promover a responsabilidade socioambiental e discutir estratégias de atuação em colaboração com organizações parceiras. A 4ª edição é organizada pelo TRT/MT e pelo CSJT, com apoio da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso (Fecomércio-MT).

Unidade Responsável:
Comunicação Social