1º de maio - Dia do Trabalho

Conteúdo da Notícia

O Dia do Trabalho é comemorado em diversos países todo 1º de maio, e tem sua origem histórica em fatos ocorridos na mesma data, no ano de 1886 nos Estados Unidos, na qual trabalhadores e policiais se enfrentaram violentamente, em virtude de manifestações da luta operária.

O evento em si e suas consequências (15 mortos e mais 8 presos enforcados em 1887)  tiveram grande repercussão nos jornais e no imaginário popular, sendo a mesma data (1º de maio) estabelecida, por esta razão, para representar o Dia do Trabalho e também dos Trabalhadores.

Assim, não apenas no Brasil, mas, em boa parte do mundo, o dia 1º de maio é muitas vezes comemorado com manifestações populares e reivindicações de direitos referentes às relações de trabalho. Entretanto, boa parte da humanidade ainda está confinada devido à pandemia do coronavírus, e as manifestações estão suspensas, o que não significa que a data deva ser esquecida, muito pelo contrário.

Neste sentido, como meio de prestigiar os trabalhadores de forma geral, cabe relembrar a importância de profissionais que não deixaram de trabalhar ainda que no crítico cenário que o mundo se encontra, ou seja, todos aqueles da área de saúde, bem como os de serviços essenciais, como os garis, policiais, dentre outros. Tais pessoas encontram-se na linha de frente e por isso mais expostas ao vírus, trabalhando em prol da superação dos desafios desta pandemia.

Além disso, cabe ressaltar que em decorrência deste momento, sobretudo com o reconhecimento do estado de calamidade pública, diversas alterações legislativas ocorreram no Brasil tendo em vista as consequências econômicas e do isolamento social.

O Presidente da República nos meses de março e abril assinou duas Medidas Provisórias, de nº 927 e de nº 936, que trazem novas regras trabalhistas sobre diversos temas, dentre eles: acordos individuais entre empregador e trabalhador, redução de jornadas e salários, suspensão do contrato de trabalho, antecipação de férias, dentre outras medidas específicas para o período de calamidade pública.


-- Assessoria de Gestão Estratégica

Fontes:

https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2020/04/02/medida-provisoria-mp-936-duvidas-salario-reducao-suspensao-coronavirus.htm?cmpid=copiaecola

https://www.em.com.br/app/noticia/internacional/2020/04/27/interna_internacional,1142154/o-dia-do-trabalho-na-era-do-coronavirus.shtml

http://blog.editoracontexto.com.br/origem-dia-trabalho-1o-de-maio/

https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2020/04/02/medida-provisoria-mp-936-duvidas-salario-reducao-suspensao-coronavirus.htm?cmpid=copiaecola

 

Unidade Responsável:
Comunicação Social