28 de agosto - Dia Nacional do Voluntariado

Conteúdo da Notícia

Instituído pela Lei nº 7.352/1985, comemora-se em 28 de agosto o Dia Nacional do Voluntariado em homenagem e destaque àqueles que atuam como voluntários nas mais diversas causas pelo território brasileiro. 

Voluntários são pessoas que trabalham sem fins lucrativos visando o bem estar da comunidade nos aspectos em que são observadas deficiências, seja no fornecimento de alimento e materiais de higiene, nos cuidados sociais com crianças e idosos ou ainda em campanhas de saúde para atendimento da população em vulnerabilidade social.

Esses são apenas exemplos de atividades imprescindíveis dos voluntários. Muitas organizações sobrevivem graças a eles e, nesta data, cumpre ressaltar seu papel fundamental para o povo brasileiro. 

No Brasil não faltam organizações que dependem desse trabalho para continuarem desempenhando seu papel na sociedade. Para quem se interessa mas não sabe como começar, há algumas plataformas que conectam pessoas que buscam projetos e ações nas quais possam se engajar nos mais diversos tipos de voluntariado. É o caso dos “Atados”, “Busca voluntária”, “Sociomotiva”, “Transforma Campinas”, entre outros. Nesse outro link há notícias e projetos elencados sobre o assunto que podem interessar a quem pretende seguir esse caminho. Há também os Centros de Ação Voluntária que podem ser encontrados em cada cidade e a Rede Brasil Voluntário.

Embora seja um dia comemorado nacionalmente, existe, também, o programa de voluntários das Nações Unidas que todos os anos captam mais de 7.000 mulheres e homens qualificados ao redor do mundo para serem voluntários em mais de 140 países, contribuindo, também, para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) elencados na Agenda 2030, permitindo redução das desigualdades (ODS10), assegurando acesso universal aos serviços de saúde e bem-estar (ODS3), bem como  garantindo o acesso de todas as pessoas, em particular os pobres e pessoas em situações vulneráveis, a alimentos seguros, nutritivos e suficientes durante todo o ano (ODS2).

Não bastasse o bem que a ação voluntária faz ao outro, pesquisas indicam que quem pratica o voluntariado experimenta sensações de bem-estar e alegria. É gratificante. Não deixem de pesquisar a respeito e encontrar uma maneira de se envolverem com as ações do bairro, no município e do Planeta. 

 

Escritório de Gestão Socioambiental

ASSESSORIA DE GESTÃO ESTRATÉGICA

 

Links:

https://nossacausa.com/categoria/voluntariado/

https://www.atados.com.br/

https://comeceodiafeliz.com.br/datas/dia-nacional-do-voluntariado

https://nacoesunidas.org/pos2015/ods10/

https://www.br.undp.org/content/brazil/pt/home/operations/unv/voluntarios-das-nacoes-unidas.html

Unidade Responsável:
Comunicação Social