Dia da Árvore, 21 de setembro
Esta data, escolhida por anteceder o início da primavera no Hemisfério Sul, tem por objetivo principal a conscientização a respeito da importância da preservação das árvores, grande símbolo da natureza. Embora ainda seja muito utilizada essa denominação, “Dia da Árvore”, o Decreto nº 55.795/1965 instituiu a “Festa Anual das Árvores” que, em razão das diferentes características fisiográfico-climáticas do Brasil, deve ser comemorada em datas distintas dependendo da localidade, ficando mantido o dia 21 de setembro para as regiões Sul e Sudeste.Cada região do Brasil possui uma árvore símbolo diferente: no norte, a castanheira; no nordeste, a carnaúba; na região centro-oeste, o ipê amarelo; na região sudeste, o pau-brasil; e na região sul, a araucária.
As árvores e as florestas as quais compõem, são parte da riqueza existente no Planeta, fundamentais para a manutenção da vida na Terra. Entre suas diversas funções, estão o aumento da umidade do ar causada pela evapotranspiração, a produção de oxigênio pelo processo de fotossíntese, manutenção de temperaturas mais amenas, a sombra e abrigo para diversas espécies de seres vivos que dependem da manutenção de seus habitats para sobrevivência. Ademais, as árvores evitam ou retardam os processos de erosão do solo e podem fornecer alimento dependendo da espécie.
Além dos benefícios naturais advindos das árvores e florestas, existem as implicações econômicas através da extração de madeira e celulose, bem como de substrato para a fabricação de remédios pela indústria farmacêutica.
Um vez definida a extrema importância desse bem natural, é preciso salientar a urgência para a conscientização e preservação dele, com a redução do desmatamento e aumento de áreas de reflorestamento, por exemplo. Nesse sentido, o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 15 da Agenda 2030 das Nações Unidas promove a proteção, recuperação e uso sustentável dos ecossistemas terrestres. Propõe, desta forma, que as florestas sejam geridas de maneira sustentável, combatendo a desertificação com o intuito de deter e reverter a degradação da terra e perda de biodiversidade.
Embora pareça se tratar de apenas um tipo de vida, a preservação das florestas reflete na preservação de todo o ecossistema, inclusive na manutenção da qualidade de vida humana. Que o dia 21 de setembro alerte para a importância e urgência da pauta ambiental dentro e fora das instituições. Que as ações individuais reforcem o compromisso com a preservação do meio ambiente e que haja apoio às entidades envolvidas nessa causa.
Escritório de Gestão Socioambiental
ASSESSORIA DE GESTÃO ESTRATÉGICA DO TRT-15
Links:
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/Antigos/D55795.htm
https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-da-arvore.htm
https://www.calendarr.com/brasil/dia-da-arvore/
https://nacoesunidas.org/pos2015/agenda2030/
- 3798 visualizações