14 de agosto - Dia do Combate à Poluição

14 de agosto - Dia do Combate à Poluição
Conteúdo da Notícia

Dados da ONU (Organização das Nações Unidas) indicam que 7 milhões de mortes prematuras são provocadas todos os anos pela poluição do ar. Por isso, o dia 14 de agosto se tornou uma data simbólica que remete ao Dia de Combate à Poluição e tem por objetivo alertar toda a população sobre o grave problema ambiental que enfrentamos e buscar medidas para conter a degradação do nosso planeta.

Entende-se por poluição a deterioração das condições ambientais, que pode alcançar o ar, a água e o solo, sendo as principais formas de poluição existentes hoje a hídrica, a do solo, a sonora, a visual e a atmosférica. Esta caracteriza-se pela presença de gases tóxicos e partículas sólidas no ar, relacionando-se com o agravamento do efeito estufa e o surgimento de chuva ácida, além de poder levar ao advento de várias doenças cardiovasculares e respiratórias, dentre elas o câncer de pulmão.  

Indiscutivelmente, a poluição afeta diretamente a vida da população e deve ser evitada para garantir a qualidade de vida da nossa geração e das futuras. Por isso, além de políticas públicas, a sociedade também pode contribuir com a preservação ao meio ambiente e o combate à poluição, adotando atitudes simples tais como separar o lixo reciclável, o descarte adequado de pilhas e baterias, a troca de sacolas plásticas por sacolas retornáveis, o plantio de árvores e o uso de meio de transportes sustentáveis.

O TRT-15, engajado com a sustentabilidade e alinhado aos princípios da Agenda 2030 do Pacto Global da ONU, empenha-se no desenvolvimento de atividades com o escopo de minimizar os impactos ambientais decorrentes da ação humana, através de campanhas de preservação e conscientização, bem como cursos, palestras e adoção de medidas que promovam o bem estar e a economia dos recursos públicos.

Nesse contexto, a adoção das diversas medidas em prol do meio ambiente por parte da Corte atende aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS da ONU, em especial ao ODS 12, que prevê “assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis” e ao ODS 13, que se refere à ação contra a mudança global do clima.

ASSESSORIA DE GESTÃO ESTRATÉGICA DO TRT-15

Fontes:

https://mundoeducacao.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-combate-poluicao.htm

https://www.al.sp.gov.br/noticia/?id=401080

http://www.labtecbetinho.coppe.ufrj.br/poluicao-do-ar-provoca-7-milhoes-de-mortes-prematuras-todos-os-anos-alerta-onu/

https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-combate-poluicao.htm
 

Unidade Responsável:
Comunicação Social