20 de fevereiro - Dia Mundial da Justiça Social

Conteúdo da Notícia

O dia 20 de fevereiro foi instituído pela Assembleia das Nações Unidas - ONU como o Dia Mundial da Justiça Social. Essa data, comemorada pela primeira vez em 2009, é de suma relevância, uma vez que falar de justiça social é falar de direitos, de oportunidades, de dignidade, de sustentabilidade, de solidariedade e cooperação.

A ONU reforça que “todo ser humano tem o direito a um padrão de vida que garanta saúde adequada e bem-estar para os indivíduos e suas famílias; isso inclui acesso a comida, vestimenta, domicílio, cuidados com a saúde e serviços sociais. A Declaração Universal dos Direitos Humanos, que estabelece esses direitos, também deixa claro que todas as pessoas têm direito a uma ordem social e internacional onde seus direitos e liberdades podem ser completamente cumpridos.” 

Desse modo, a ONU convida os países membros a dedicar esse dia a articulação de atividades que possibilitem a concretização dos objetivos da justiça social: a erradicação da pobreza, a promoção de empregos e condições decentes de trabalho, igualdade de gênero e acesso, ao bem-estar social e justiça para todas as pessoas. 

Assim, o conceito de justiça social está relacionado às desigualdades sociais e às iniciativas voltadas para a solução dessa questão. Nessa percepção, o Estado e as Instituições assumem o compromisso de amenizar essas desigualdades, seja por meio de políticas sociais ou investimentos em educação, saúde, qualidade de vida e outras ações que buscam melhorar as condições dos que vivem em situações precárias ou de vulnerabilidade.

Nessa perspectiva, o TRT-15 alinhado aos princípios da Agenda 2030 da ONU, que visa a erradicação da pobreza e a promoção do desenvolvimento econômico, social e ambiental do planeta até o ano 2030 e aos 17 objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS, descritos no referido Plano, pauta suas ações na garantia dos direitos fundamentais e na responsabilidade socioambiental do Órgão, para a construção de uma justiça mais rápida, acessível e responsiva aos anseios da sociedade.

ASSESSORIA DE GESTÃO ESTRATÉGICA DO TRT-15

Fontes:

http://www.agenda2030.com.br
https://news.un.org/pt/story/2020/02/1704661
https://mundoeducacao.uol.com.br/sociologia/conceito-justica-social.htm
http://www.ung.br/noticias/justica-social-um-objetivo-mundial
 

Unidade Responsável:
Comunicação Social